2018
Análise da contribuição do processo de elaboração de documentários socioambientais na formação de gestores ambientais
Com a necessidade da intensificação das abordagens referentes às questões socioambientais, frente a um processo de crise ambiental civilizatória, torna-se primordial a busca por alternativas educacionais que favoreçam a socialização de informações científicas, capazes de gerar reflexão e mudanças comportamentais. Este estudo é estruturado com vista nas premissas da Educação Ambiental, e baseado pelos princípios da Educomunicação. Possui foco no desenvolvimento de vídeos documentários em formato de curta metragem, metodologicamente concebidos para serem aplicados enquanto ferramentas de educação ambiental no contexto escolar. Seu objetivo é analisar o processo de produção destas obras audiovisuais, e caracterizar as possíveis contribuições proporcionadas, enquanto aporte científico pedagógico, aos alunos do curso Superior de Gestão Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – CEFET/RJ – que atuaram nesta pesquisa. Após um ano de estudos, foram elaborados seis vídeos, que abordam aspectos relacionados a biodiversidade, sustentabilidade e a relação entre homem e natureza.
O QUE PENSAM ESTUDANTES E PROFESSORES SOBRE O PAPEL DO CIENTISTA NA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA?
A divulgação do conhecimento tem sido uma importante maneira da população ter acesso à informação científica. A questão 40131 do Projeto Ibero-Americano de Avaliação de Atitudes relacionada a Ciência, Tecnologia e Sociedade trata a responsabilidade do cientista de informar sobre suas descobertas ao público. O presente estudo envolveu 104 participantes da área de humanas. Os dados sobre alfabetização e divulgação científica foram analisados entre pré-universitários, universitários, recém formados e professores. Os primeiros apresentaram os menores índices de concordância às categorias adequadas e ingênuas. Assim, possibilitou-se estabelecer relações entre a divulgação e alfabetização científica e gerar uma discussão acerca da importância da escolarização na tomada de decisões.
O TEATRO CIENTÍFICO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA PELO BRASIL
Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento de pesquisas acerca do teatro científico no ensino de Ciências. Para tal, foi utilizado o banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A busca se deu a partir das palavras chave: teatro, teatro científico e ensino de ciências. No total, foram analisadas trinta e cinco obras, sendo trinta dissertações e cinco teses. Os resultados apontaram para o crescimento do uso do teatro como recurso pedagógico no sentido de trabalhar a construção do saber, proporcionando ao professor lidar com o ensino de forma mais humanizada por meio da troca de experiências e da criatividade dos alunos. Observa-se, também, que a prática dessas ações favorece a comunicação entre ciência e sociedade através de uma nova perspectiva. A importância dos centros de pesquisa para realização de estudos e desenvolvimento de novas estratégias e metodologias de ensino é evidenciada em alguns relatos, assim como a relevância do apoio financeiro ao projeto para a realização de determinadas atividades. Com isso, nosso estudo contribui para futuras discussões sobre as potencialidades do teatro no ensino de ciências.
A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS AMBIENTAIS SOBRE O PARQUE NACIONAL DA TIJUCA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO
As unidades de conservação (UC) apresentam potencial educativo principalmente por proporcionar um aprender vinculado ao cotidiano. Produções e disseminações de vídeos possibilitam atingir um grande número de cidadãos. Esse foi um trabalho descritivo a respeito do projeto Conexão Ambiental/CEFET-RJ, desenvolvido por docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, que consiste na produção de documentários ambientais com o intuito de divulgação científica sobre locais de reconhecida relevância ambiental. Foram produzidos dois curtasmetragens com ênfase nos aspectos históricos e de biodiversidade do Parque Nacional da Tijuca, uma UC de Mata Atlântica. Observa-se que o uso do documentário ambiental mobiliza os indivíduos para uma aproximação e sensibilização sobre o espaço retratado.
O caráter híbrido dos textos de divulgação científica inseridos em livros didáticos
Textos de Divulgação científica (DC) são utilizados no ensino de Ciências para contextualizar o conteúdo escolar, auxiliando no processo de alfabetização científica e tecnológica. Os livros didáticos (LDs) de Ciências e de Biologia podem inserir esses textos, selecionados para diversificar suas fontes de informação. Este trabalho analisou 60 textos de DC em sete LDs de Biologia para o ensino médio, verificando que a maioria sofreu processos de reelaboração discursiva, em especial de eliminação, e alteração no sentido das imagens. Compreende-se que os textos inseridos apresentam caráter híbrido, apresentando características didáticas e de DC, pois os autores dos LDs não os transformam em textos didáticos. Conclui-se que é imprescindível a leitura desses textos pelos professores para identificar o grau de comprometimento da visão de natureza da ciência após a inserção no LD e discutir isso com os estudantes em sala de aula.
EMISSÕES DE GASES POLUENTES DA PRODUÇÃO SIMULTÂNEA DE BIODIESEL E HIDROGÊNIO
O presente trabalho tem como objetivo quantificar o impacto ambiental da produção simultânea de biodiesel e hidrogênio. Estudos sobre a utilização de biodiesel e hidrogênio têm se mostrado promissores no ponto de vista da eficiência energética, mas é preciso atingir um maior potencial comercial. Aspectos econômicos e ambientais são considerados limitantes para o desenvolvimento tecnológico destes biocombustíveis. Entretanto, em se tratando de uma área em expansão, tonar-se necessário atrelar a essa tecnologia práticas efetivas de sensibilização ambiental tanto para as Instituições de Ensino Superior - IES, bem como para a população. Neste artigo, determinam-se as emissões de dióxido de carbono equivalente em cada etapa do processo produtivo: plantio, transporte, extração de óleo e produção de biodiesel e hidrogênio; seguindo o mecanismo de desenvolvimento limpo com biodiesel apresentado na convenção das nações unidas sobre mudança do clima (UNFCCC-2010). A etapa associada ao transporte foi a que apresentou menor emissão de dióxido de carbono equivalente, apenas 1% do valor total das emissões produzidas; já a etapa agrícola, produz 80% do valor total das emissões. O binômio biodiesel e hidrogênio representa uma inovação tecnológica, visto que do ponto de vista ambiental consegue-se uma redução das emissões do dióxido de carbono equivalente. Por isso, essa pesquisa contribui para a discussão acerca dos conceitos de inovação tecnológica e sustentabilidade levando em conta a qualidade ambiental dos processos produtivos e de seus produtos.
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NOS MUSEUS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: produção e interfaces a partir de publicações nas edições do ENPEC
O artigo caracteriza os trabalhos sobre museus de ciências do Rio de Janeiro apresentados nas edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) quanto à recorrência, ao objetivo do estudo e as instituições promotoras. Para tal foi realizado um levantamento nas atas das dez primeiras edições do evento. Este estudo justifica-se pela importância de entender como pesquisas com museus vem sendo desenvolvidas no estado. Foram encontrados 27 trabalhos com foco nas atividades desenvolvidas, potencialidades para divulgar a ciência e os arranjos institucionais gerados pelos autores. A analise de conteúdo mostrou que os museus constituem-se como importantes divulgadores da ciência e contribuem na formação científica da sociedade. Também se constatou que instituições como FIOCRUZ e MAST foram as mais recorrentes na área. A partir dos dados analisados, procuramos gerar uma reflexão acerca do que tem sido estudado no estado do Rio de Janeiro sobre museus como espaço de divulgação científica.
Filmes Utilizados no Ensino de Ciências e as Possibilidades de Discussões sobre a Ciência
A utilização do cinema no ensino é um mecanismo que traz recursos diversificados para a realidade de sala de aula, possibilitando ao aluno uma visualização mais ampla de determinados conteúdos. O objetivo do trabalho consistiu em identificar os filmes utilizados no ensino de ciências e verificar as representações sociais da ciência apresentadas nos mesmos. A metodologia do estudo envolveu a realização de um levantamento em periódicos da área, nos quais foram identificados 11 artigos que citam 31 filmes utilizados por docentes. Posteriormente, foram analisados dois filmes à luz da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2011). Como resultados, observou-se que a maioria dos filmes utilizados concentram-se no gênero de ficção científica. Percebeu-se que os filmes, muitas vezes, expressam conceitos de ciência errôneos, passíveis de interpretações distorcidas. Conclui-se que a mediação docente, no processo de significação dos filmes e na produção de sentido pelos alunos, é de fundamental importância para minimizar esses problemas.
A Divulgação Científica do Tema “Água”: uma Análise de Livros Didáticos de Ciências da Natureza
A divulgação científica (DC) consiste em um recurso responsável por veicular os conhecimentos da ciência para um público em geral. Quando inserida em livros didáticos, é capaz de auxiliar os alunos a partir do incentivo à leitura e à interpretação. Com base na importância do tema ‘água’ e nas suas contribuições para o conhecimento a respeito da necessidade de preservação deste recurso, questionou-se que diferenças podem ser encontradas nos textos inseridos nos livros em relação às suas fontes originais (textos de DC). O objetivo geral desta pesquisa consistiu em analisar a forma como foi realizada a reelaboração discursiva entre estes textos, investigando aspectos da linguagem e do grau de hibridez dos textos didáticos. Onze textos foram selecionados e retirados de três livros didáticos de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental. Concluiu-se que a maioria dos textos foram classificados como editados por manterem características da sua fonte original. Tais textos também apresentaram termos explicativos e informativos, além de metáforas e analogias, que podem auxiliar na compreensão de conceitos científicos.
AS TRILHAS ECOLÓGICAS COMO ESPAÇOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
Considerando as trilhas ecológicas como espaços não formais privilegiados a divulgação e ensino de ciências, este presente estudo tem por objetivo apresentar e analisar um levantamento feito no banco de teses e dissertações da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior - CAPES, de publicações defendidas no período de 2000 a 2015 que tenham tratado de trilhas ecológicas voltadas ao Ensino de Ciências. Metodologicamente, o corpus documental, composto por 41 publicações, foi analisado qualitativamente com foco em descritores gerais relacionados à autoria, a instituições, ao ano de defesa, a áreas de concentração, dentre outros. Esses resultados permitem apontar que a maioria dos trabalhos estão ligados a Área de Ensino, em sua maioria produzidos na região Sul do Brasil, e apresentam implicações socioculturais relacionadas à Educação Ambiental, assim como apontam um grande potencial das trilhas ecológicas para com o Ensino de Ciências, abordando a capacidade das mesmas como ferramentas ao ensino e aprendizagem.
A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A LITERATURA INFANTIL: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A leitura infantil é uma temática complexa diante dos avanços tecnológicos e outros recursos de aquisição da informação. Dentro do ambiente escolar, contudo é classificada como a grande ferramenta pedagógica trabalhada. Esse trabalho busca apresentar duas práticas pedagógicas desenvolvidas no intuito de aproximar a leitura dos alunos e torná-la mais agradável a partir de uma metodologia com participação ativa. As ferramentas didáticas trabalhadas atuam no âmbito emocional dos alunos procurando efetuar o princípio de conscientização ambiental para mudança de hábitos nocivos ao meio ambiente. Foram avaliados também o hábito de leitura dos alunos e suas opiniões acerca da leitura. Foi constatada a validade de atividades alternativas voltadas para a literatura infantil com afirmações de mais de 90% dos alunos indicando essa opinião. A pertinência de atividades e iniciativas semelhantes às desta pesquisa é defendida para o estímulo à leitura e para a educação ambiental dos discentes.
Como a Biologia Celular tem Sido Abordada por Revistas de Divulgação Científica
Compreender a ciência como ela realmente se apresenta é uma condição importante para o entendimento dos processos pelos quais passa a natureza e, como parte dela, os organismos que nos cercam. Nisto, a educação científica assume certo protagonismo, e como parte da estratégia para aproximar o conhecimento científico das pessoas, a divulgação científica, por meio das mídias impressas, se constitui em um desses instrumentos. A Biologia Celular, por se tratar de um importante campo do conhecimento científico, deve ser apresentada de forma didática e contextualizada, para que sua compreensão aconteça e, assim, possa cooperar com o desenvolvimento dos campos científicos e tecnológicos de uma sociedade. Mediante uma pesquisa descritiva, este estudo objetivou analisar a linguagem utilizada nos textos de divulgação científica concernentes à Biologia Celular publicados em revistas de grande circulação. Foi possível identificar que existe considerável quantidade de publicações relacionadas à Biologia Celular nas revistas de divulgação científica, com ampla utilização de recursos linguísticos, como metáforas e analogias, evidenciando a importância da compreensão destas questões para que se ampliem as discussões no campo do ensino científico, além de contribuir como referencial teórico posto à disposição de educadores e pesquisadores, colaborando também para que seus conteúdos sejam compreendidos pelos leitores.
REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS: Uma Análise Documental Sobre Lixo, Coleta Seletiva e Reciclagem (2007-2016)
Este artigo teve como objetivo investigar textos de divulgação científica publicados na revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) relacionados à temática lixo, coleta seletiva e reciclagem, no período de 2007 a 2016. Foram encontrados 116 textos em que as palavras-chave aparecem entre os 110 fascículos analisados da revista. Foi possível observar que apesar de estarem relacionadas à área ambiental, as palavras-chave selecionadas para esta pesquisa transitam em diversas áreas, tornando-se assim um tema de cunho interdisciplinar. A revista estimula o hábito da leitura de seus leitores, traz uma grande variedade de sugestões de livros, além de filmes, peças de teatro e nos últimos anos, sites. Foram destacadas 63 menções de atividades lúdicas e experimentos que utilizam materiais recicláveis, as quais poderiam ser desenvolvidas em áreas diversificadas, tais como: Artes, Ecologia/Meio Ambiente, Física, Química, Nutrição, Zoologia, Música, o que demonstra mais uma vez o caráter interdisciplinar da publicação.
CONTRIBUIÇÕES DO TEATRO CIENTÍFICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: MAPEAMENTO DE PESQUISAS NO BRASIL
Este estudo destina-se à investigação das contribuições do teatro como ferramenta didática para o ensino das Ciências Naturais. Foi realizado um levantamento de dados no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – com o objetivo de identificar quais as regiões brasileiras que investem em pesquisa nesta área e analisar os estudos que estão sendo desenvolvidos. Assim como a relevância dos assuntos abordados pertinentes à sociedade brasileira. Foram mapeadas regiões pontuais no Brasil com maior indicativo de incentivos de desenvolvimento à pesquisa com diferentes formas de atividades relativas ao teatro. Embora muito ainda se tenha a contribuir para o abeiramento da ciência aliada à arte por meio do uso de recursos lúdicos, identificamos que essa prática encontra-se cada vez mais frequente na educação.
A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS AMBIENTAIS SOBRE O PARQUE NACIONAL DA TIJUCA PARA VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA
As unidades de conservação (UC) apresentam potencial educativo principalmente por proporcionar um aprender vinculado ao cotidiano. Produções e disseminações de vídeos possibilitam atingir um grande número de cidadãos. Esse foi um trabalho descritivo a respeito do projeto Conexão Ambiental/CEFET-RJ, desenvolvido por docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, que consiste na produção de documentários ambientais com o intuito de divulgação científica sobre locais de reconhecida relevância ambiental. Foram produzidos dois curtas-metragens, com aspectos históricos e de biodiversidade do Parque Nacional da Tijuca, uma UC de Mata Atlântica. Observa-se que o uso do documentário ambiental mobiliza os indivíduos para uma aproximação e sensibilização sobre o espaço retratado.
O USO DE SENSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM AULAS DE FÍSICA
A tecnologia e a inovação estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e, como tal, também devem ser uma referência na sala de aula. Neste trabalho pretendemos estudar o impacto do uso de sensores e da calculadora gráfica em atividades de Física, no ensino secundário, em Portugal. Foi adotada a metodologia de realização de atividades laboratoriais, recorrendo ao método tradicional e ao uso do sensor e da calculadora gráfica, no sentido de verificar as diferenças na aprendizagem dos alunos, o envolvimento e a motivação em sala de aula. Primeiramente, através de uma avaliação diagnóstica, verificou-se os pré-requisitos essenciais para a realização das atividades laboratoriais e abordagem dos conteúdos, assim como o levantamento das conceções alternativas relacionadas com o tema movimento. No final, os alunos responderam a um questionário sobre o uso da tecnologia e verificou-se que se sentem muito mais motivados e interessados na aprendizagem, que as aulas se tornam diferentes e bem mais interessantes. Sendo assim, infere-se que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação motivam os alunos para a aprendizagem, despertam o interesse e tornam as aulas mais dinâmicas e interativas, promovendo e facilitando o ensino das Ciências.
Produção de documentários socioambientais: Contribuições para a formação de estudantes do ensino superior
Com a necessidade da intensificação das abordagens referentes às questões socioambientais, torna-se primordial a busca por alternativas educacionais que favoreçam a socialização de informações científicas, capazes de gerar reflexão e mudanças comportamentais tanto a nível individual como global. Sendo assim, esta pesquisa foi estruturada com vista nas premissas da Educação Ambiental e baseada pelos princípios da Educomunicação. Seu objetivo foi analisar o processo de produção de documentários e caracterizar suas contribuições na formação de alunos do curso Superior de Gestão Ambiental. Foram elaborados seis vídeos, que abordam aspectos relacionados à biodiversidade, sustentabilidade e a relação entre homem e natureza. Foi possível perceber que todo o processo de produção do material trouxe importantes contribuições para os estudantes, no sentido de proporcionar momentos de aprofundamento teórico sobre temas ambientais e discussões em grupo que cada vez mais se tornam necessárias no mercado de trabalho.
A UTILIZAÇÃO DO CBR NAS AULAS DE FÍSICA – UMA ABORDAGEM AO MOVIMENTO
A tecnologia e a inovação estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e, como tal, também devem ser uma referência na sala de aula. Neste trabalho pretendemos estudar o impacto do uso de sensores e da calculadora gráfica em atividades de Física, no ensino secundário, em Portugal. Foi adotada a metodologia de realização de atividades laboratoriais, recorrendo ao método tradicional e ao uso do sensor e da calculadora gráfica, no sentido de verificar as diferenças na aprendizagem dos alunos, o envolvimento e a motivação em sala de aula. Primeiramente, através de uma avaliação diagnóstica, verificou-se os pré-requisitos essenciais para a realização das atividades laboratoriais e abordagem dos conteúdos, assim como o levantamento das conceções alternativas relacionadas com o tema movimento. No final, os alunos responderam a um questionário sobre o uso da tecnologia e verificou-se que se sentem muito mais motivados e interessados na aprendizagem, que as aulas se tornam diferentes e bem mais interessantes. Sendo assim, infere-se que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação motivam os alunos para a aprendizagem, despertam o interesse e tornam as aulas mais dinâmicas e interativas, promovendo e facilitando o ensino das Ciências.
CONTRIBUIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA COMBATE AO Aedes aegypti
O Ensino de Ciências na educação básica vem enfrentando muitos desafios, dentre os quais se verifica a importância de uma abordagem significativa dos conteúdos científicos para os estudantes. Desta forma, a Alfabetização Científico-tecnológica possui um viés entre as relações de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) orientando para uma formação concreta e integral. Neste trabalho, analisamos uma Sequência Didática (SD) aplicada a um grupo de 23 alunos, de uma escola pública, do segundo segmento do Ensino Fundamental do município de Paraíba do Sul, com objetivo de formar multiplicadores no combate ao mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da Dengue, Zyka vírus e Chikungunya. O estudo baseou-se em uma análise de conteúdo, com utilização de um questionário antes e após atividades desenvolvidas na SD. A partir dos dados, observamos que todos os alunos reconhecem o mosquito e onde se desenvolve. Percebemos também um aumento significativo (82,6%) em relação à principal forma de prevenção de proliferação do vetor, não deixar água parada. Inferemse com os resultados a importância de compreender o ciclo de vida do mosquito junto à necessidade efetiva de políticas públicas em campanhas de educacionais e a sensibilização da população para cumprir seu papel como cidadão para erradicar o mosquito.
IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS RELACIONADOS À VISITAÇÃO PÚBLICA NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA: O CASO DA TRILHA DO ESTUDANTE
As Unidades de Conservação são importantes espaços de preservação da biodiversidade e possuem alto potencial para ações de uso público, podendo atuar na sensibilização e informação ambiental da população visitante e do entorno. Este estudo teve como objetivo identificar os impactos ambientais, por meio da seleção e análise de indicadores, que, frequentemente, ocorrem na Trilha do Estudante, localizada no Parque Nacional da Tijuca. Neste Parque, coexistem milhares de espécies, muitas delas sendo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Por meio do monitoramento da trilha analisada, foi verificado a existência de alguns impactos ambientais, como pisoteio da vegetação e árvores caídas, os quais alteram a dinâmica das comunidades locais. Além disso, foi possível observar o descarte irregular de resíduos ao longo da trilha e vandalismos, como por exemplo, pichação nas placas interpretativas. Desta forma, a frequente visitação pública, como ocorre no Parque analisado, requer estratégias de manejo para a região. Estudos como este, auxiliam no planejamento de ações mitigatórias dentro de espaços naturais protegidos.
ESTUDOS SOBRE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: UM LEVANTAMENTO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS
Unidades de Conservação são importantes espaços naturais protegidos que auxiliam na preservação dos ambientes e se destacam como locais não formais propícios para estratégias de Educação Ambiental. Neste estudo, investigou-se artigos publicados em revistas brasileiras classificadas como A1 ou A2 pela CAPES, na área de Ensino, visando contribuir para o entendimento do estado da arte sobre o tema. A amostra estudada foi de dezesseis artigos. Observou-se com destaque vínculos institucionais na esfera pública. A região Sudeste predomina em quantidade de publicações e a baixa expressividade das demais regiões é preocupante. O perfil de preferência investigativa foi o de estudantes e moradores do entorno. Destaca-se certa carência de parcerias institucionais e da esfera privada nos estudos investigados. Considerando a importância de se preservar o meio ambiente, espera-se que mais estudos e ações possam contribuir para o entendimento e resolução das lacunas apontadas neste trabalho.
PARQUES NACIONAIS E ENSINO: MAPEAMENTO E TENDÊNCIAS EM EVENTOS NACIONAIS BRASILEIROS
Os Parques Nacionais são Unidades de Conservação de proteção integral com elevado potencial educativo e de visitação. Este estudo realizou um levantamento sobre o uso dos Parques como espaços não formais em trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, a partir de 1997, e no Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, a partir de 2001. A análise dos vinte e um trabalhos encontrados foi de abordagem quantiqualitativa e realizada por meio de leitura interpretativa e análise de redes, buscando a caracterização da amostra e identificação de descritores gerais, finalidades, público-alvo e metodologias abordadas. A região Sudeste apresenta grande expressividade pelas quantidades de Unidades de Conservação, programas de pósgraduação e investigações realizadas. Observa-se uma forte presença da educação ambiental na amostra, tanto em relação às abordagens utilizadas, como na escolha do evento para sua socialização. O público escolar foi o mais abordado dentre os estudos, enfatizando as potencialidades que os Parques possuem como espaços não formais de ensino. Os conhecimentos aqui analisados e sistematizados oferecem subsídios para identificação de carências e potencialidades a serem exploradas em futuras investigações.
PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DISCENTE DO CURSO TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL
Esta pesquisa tem por objetivo investigar a contribuição do processo de produção de documentário socioambiental na formação de estudantes do Curso Técnico em Controle Ambiental. A Educação Profissional e Tecnológica Integrada tem o trabalho como princípio educativo e o currículo integrado como concepção de ensino-aprendizagem fundamentado na formação humana integral. No currículo integrado, a contextualização do ensino proporciona a integração dos saberes. Nesse sentido, o desenvolvimento colaborativo de mídia educacional, envolvendo uma temática socioambiental, pode contribuir para proporcionar a construção do saber de forma lúdica e criativa. Dessa forma, a pesquisa articulou a produção colaborativa de documentário com a Educação Profissional e Tecnológica Integrada. A pesquisa é do tipo participante e se apoia em Le Boterf (1984) para a configuração do quadro metodológico. Desenvolveu-se oficinas no processo de produção do documentário com um grupo de alunos voluntários do Curso Técnico em Controle Ambiental, e analisou-se os resultados conforme fundamentação teórica, quando se observa a superação da visão fragmentada de meio ambiente e a compreensão holística da temática socioambiental identificada.