2019
Análise de Textos de Divulgação Científica sobre Genética Inseridos em Livros Didáticos de Biologia
Este artigo apresenta a relação da divulgação científica (DC) juntamente com a genética e os livros didáticos (LDs). Foi questionado que alterações ocorrem nos textos de DC quando estes são inseridos nos LDs de Biologia e que implicações essas alterações podem provocar no entendimento sobre ciência. O objetivo desta pesquisa é analisar as possíveis modificações realizadas no LD em relação às suas fontes originais. Uma coleção de LD de Biologia do Ensino Médio foi selecionada e sete textos foram analisados de acordo com as categorias de reelaboração discursiva, natureza da ciência, linguagem e grau de hibridez dos textos do LD. Os resultados indicaram que a exclusão foi o elemento mais frequente durante a reelaboração discursiva, apesar dos textos contribuírem para uma visão de natureza da ciência e apresentarem recursos linguísticos que facilitam a compreensão do leitor representando recursos importantes para serem utilizados no ensino.
Análise da inserção dos recursos audiovisuais na área de ensino de ciências: uma revisão bibliográfica em periódicos nacionais.
Os recursos audiovisuais apresentam potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar uma vez que possuem linguagem criativa e de fácil identificação para o aluno. A fim de identificar como ocorre a inserção dos Recursos Audiovisuais (RAVs) na prática docente, foi realizado um levantamento no recorte temporal entre 2008 e 2018, em nove periódicos da área de ensino de ciências, com conceitos entre A1 e B1 na qualis CAPES, acerca do uso desse material. Como resultado, foram identificados 47 artigos utilizando RAVs em sala de aula ou discutindo sua relevância como material didático. Os vídeos educativos e os filmes comerciais aparecem de forma mais recorrente, o destaque em relação ao público alvo é para a educação básica, a metodologia de exibição integral predomina e há maior investimento para uso do recurso na disciplina de Física. Apesar do potencial e da quantidade de materiais disponíveis consideramos que as pesquisas ainda se apresentam pouco expressivas. Dessa forma recomenda-se o uso mais efetivo desse recurso nas diferentes disciplinas que permeiam o conhecimento científico.
Impactos do uso público em unidades de conservação: produção científica no Rio de Janeiro
A significativa importância das Unidades de Conservação (UCs) para o meio ambiente está intrinsicamente associada ao seu papel relevante como instrumento de aplicação de políticas públicas ambientais que permite a gestão e o manejo de áreas protegidas, priorizando a preservação de seus recursos naturais, biodiversidade e belezas cênicas. O uso público de UCs está relacionado com a ocorrência de atividades de lazer, recreativas, esportivas, turísticas, educativas, científicas, de interpretação ambiental, que caracterizam a visitação pública de unidades e representam a interação da sociedade urbana com a natureza e com os princípios de preservacionismo. Contudo, o uso público de UCs quando mal planejado e com fiscalização ineficiente pode ser a origem de impactos negativos que afetam os ecossistemas das áreas destinadas à preservação. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar um estudo no qual se investigou a produção científica referente aos impactos de uso público em UCs do Estado do Rio de Janeiro. Para tal realizou-se um levantamento dos trabalhos contidos nos anais dos eventos Encontro Fluminense – Uso Público de Unidades de Conservação, promovido pela UFF e o Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade, realizado pela UFRRJ, referentes as edições do período de 2012 a 2017. Esta pesquisa focou-se na investigação de impactos de natureza negativa ocorridos em tais áreas. Os critérios seletivos para a escolha dos trabalhos contaram com a identificação de termos específicos presentes nos títulos e empregados como palavras-chave além da leitura dos resumos. A metodologia aplicada neste estudo foi a pesquisa e análise documental. Os dados coletados foram analisados quantitativa e qualitativamente e categorizados quanto a sua abordagem do tema impactos de uso público. Em meios aos anais dos eventos, foram encontrado o total de 21 trabalhos enquadrados nos critérios de seleção definidos para busca de documentos associados a temática central. Os resultados obtidos apontam a ampla abrangência referente ao uso público em UCs que viabiliza a produção de diversos tipos de pesquisas contemplando temas variados como avaliação de impactos de uso público, identificação e mapeamento dos tipos de uso e cobertura do solo, definição de perfil de visitante das unidades, programas de Educação Ambiental, entre outras temáticas, que apesar propor objetos de estudos distintos fazem grande contribuição ao propósito da conservação do meio ambiente associado a implementação da Unidades de Conservação.
Analysis of the Language of Scientific Divulgation Texts Related to Genetics Inserted in the Biology Textbook
The Scientific Divulgation texts (SD), when inserted in Biology textbooks, are capable to help to bring students closer to scientific knowledge, especially in relation to Genetics, which is still seen as a difficult discipline to understand and which is linked to ethical, social, political and cultural issues. In this way, it was questioned the aspects of the language when the SD texts are inserted in the Biology textbooks. Thus, the goals of this research was to analyze the language presented by SD texts related to Genetics present in the Biology textbooks. In this sense, 17 texts were selected from a collection of textbook and were analyzed based on the presence of metaphors, analogies, explanatory terms and conceptual errors. The results indicated that the most of the texts presented linguistic resources and that they were used with the intention to facilitate the student’s understanding of this theme. It was concluded that maintaining these resources, we could contribute to bring the reader closer to knowledge about Science.
Levantamento de Espécies Exóticas em Unidades de Conservação: o Caso do Estado do Rio de Janeiro
O crescente aumento da população humana vem fazendo com que a biodiversidade seja reduzida. Processos como perda e fragmentação dos habitats, exploração excessiva de espécies de plantas e animais e a introdução de espécies exóticas contribuem para esta perda. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre a ocorrência de espécies exóticas da fauna e flora nas Unidades de Conservação federais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro. Inicialmente, houve uma consulta aos planos de manejo das unidades através dos sites do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Com o intuito de sistematizar os dados analisados foram criadas quatro categorias referentes aos planos de manejo, categoria 1: sem plano de manejo; categoria 2: sem plano de manejo, mas que possuem um decreto publicado no Diário Oficial da União, que institui a elaboração de documento oficial; categoria 3: com plano de manejo, porém não é citada qualquer tipo de espécie exótica; categoria 4: com plano de manejo, onde são citadas espécies exóticas. Dentre as espécies animais, a mais comum a essas UCs foi o mico-estrela-tufo-branco (Callithrix jacchus Linnaeus, 1758), encontrado em 10 UCs e entre as espécies vegetais, a mais comum foi a jaqueira (Artocarpus heterophyllus Linnaeus, 1753), encontrada em 11 UCs. Este estudo forneceu informações e um relato sobre o padrão de distribuição, nas UCs federais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro, de espécies que tem capacidade de causar desequilíbrio em diferentes ecossistemas.
Estudo de Impactos dos Resíduos Sólidos Em Unidades de Conservação: o Caso da Trilha do Estudante
A atividade irresponsável de descartar os resíduos sólidos tem causado impactos significativos no meio ambiente, tais como a poluição das águas subterrâneas e a dificuldade no tratamento do esgoto. O presente trabalho teve como finalidade realizar um levantamento dos impactos de resíduos sólidos no Parque Nacional da Tijuca (PNT), especificamente na Trilha do Estudante, localizada no Setor Floresta. Os dados dos resíduos sólidos foram coletados em seis visitas à Trilha do Estudante ao longo de 2017, 2018 e o início de 2019, com o auxílio de câmera fotográfica e ficha de campo. Os resíduos identificados nesta Trilha foram organizados de acordo com a matéria-prima, como alumínio, plástico, vidro, tecido. Essa divisão permitiu a separação dos materiais de acordo com o seu respectivo tempo de decomposição no solo. Ao longo de toda a extensão da Trilha foi possível perceber uma quantidade significativa de resíduos sólidos despejados de maneira inadequada, ocasionando prejuízos significativos no solo, por meio da alteração do pH, redução da permeabilidade em áreas próximas ao resíduo, assim como o risco a saúde da fauna local. A presença de alumínio, vidro, plástico e pilhas, resíduos que necessitam de centenas de anos para se decompor no meio ambiente corroboram com este impacto. Desta forma, os dados deste estudo podem contribuir para o Plano de Manejo do PNT e para a problematização do uso consciente do parque.
O USO DE RECURSOS AUDIOVISUIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Uma Análise em Periódicos da Área
Os recursos audiovisuais apresentam potencialidades para o processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar, uma vez que possuem linguagem criativa e de fácil identificação para o aluno. A fim de identificar como ocorre a inserção dos recursos audiovisuais na prática docente, foi realizado um levantamento em periódicos da área de ensino de ciências acerca do uso desse material. Os artigos foram analisados seguindo os seguintes aspectos: o público-alvo, a metodologia de utilização dos recursos audiovisuais, as disciplinas e temas referentes e os tópicos de pesquisa apresentados. O potencial observado é significativo para o uso dos recursos audiovisuais no sentido que contribuem para o ensino de ciências. A oferta desses recursos é extensa e sua utilização interdisciplinar permite abordagens dos temas científicos com mais clareza e dinamismo. Dessa forma, recomenda-se o uso mais efetivo desse recurso nas diferentes disciplinas que permeiam o conhecimento científico.
A VISÃO SOBRE CIÊNCIA NAS REVISTAS SUPERINTERESSANTE E QUERO SABER: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PORTUGAL
Esta pesquisa investigou como duas revistas apresentam ao público as atividades características da construção do conhecimento científico acerca da temática Aquecimento Global, inferindo que tipo de visão sobre a ciência as revistas propagam. A partir do mapeamento dos artigos no período 2012-2017, apoiado nas técnicas de Análise de Conteúdo, foi analisado se os artigos apresentam (e de que maneira) os procedimentos, materiais e/ou instrumentos que são cotidianos na construção do conhecimento científico, bem como, as discussões no âmbito das ideias que acontecem na comunidade científica. Poucos artigos, em ambas as revistas, apresentam elementos que caracterizam a dinâmica científica ao leitor, tanto no âmbito dos procedimentos, quanto no âmbito das ideias. Em relação aos procedimentos internos da Ciência, o comportamento das revistas se distancia, pois a Superinteressante explora melhor esse ponto. Com relação ao funcionamento, as revistas se aproximam em relação a não ter interesse em explorar esse ponto apresentando o contexto ao leitor. Concluiu-se que distanciar do público as circunstâncias que cercam a construção do saber científico corrobora para uma visão distorcida de ciência.
UTILIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE TRILHAS ECOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
Os espaços naturais florísticos a céu aberto, tais como as trilhas ecológicas, corporificam espaços com grandes potencialidades para o Ensino de Ciências. Este trabalho tem por objetivo levantar e analisar teses e dissertações produzidas no Brasil no período de 2000 a 2015 que tratem o uso de trilhas ecológicas no Ensino de Ciências. O levantamento foi feito no Catálogo de teses e dissertações da CAPES e as produções encontradas, a posteriori constituíram um corpus documental de 41 obras o qual foi analisado quanti-qualitativamente. Essas obras mostraram um espectro metodológico multifacetado com pesquisas envolvendo formação de professores, sequencias didáticas com estudantes e entrevistas com professores e moradores locais. Concluiu-se que as regiões sul e sudeste brasileiro destacam-se como aquelas que mais produziram pesquisas dentro do recorte temporal e temático aqui levantado. Como um todo, identifica-se a predominância do uso de trilhas ecológicas como espaços educativos não formais com expressiva potencialidade.
Proposta do desenvolvimento de um site interativo de turismo de base comunitária
A união da tradição e ancestralidade à tecnologia utilizando a internet como um canal interativo pode ser um caminho para o fortalecimento de comunidades tradicionais. Muitas delas encontram-se isoladas fisicamente, o que dificulta o fortalecimento desses povos e a troca de experiências. O que se propõe aqui é a criação de um site que transporte uma rede física de Turismo de Base Comunitário (TBC) para uma tecnológica de forma que as barreiras físicas não sejam um fator limitante para a comunicação. A metodologia se baseia no desenvolvimento de passos para a criação de um site interativo de TBC. Os resultados desse trabalho são uma logomarca e a proposta do site, ferramenta que permite unir o conhecimento dos jovens com a sabedoria do conhecimento ancestral e que fornece um espaço para comunicação e diálogo buscando estimular também os visitantes por meio da interatividade funcionando também como um canal de divulgação para o TBC.
Análise da percepção ambiental de estudantes sobre a Baía de Guanabara através de desenhos
Considerando a demanda por ações que fortaleçam atitudes em prol da recuperação da Baía de Guanabara (BG), faz-se necessário compreender as percepções que os moradores do seu entorno possuem acerca desse ambiente, para, então, pensar em intervenções e processos em educação ambiental. Assim, o estudo teve como objetivo analisar a percepção ambiental de estudantes sobre a BG utilizando como estratégia metodológica os desenhos produzidos por eles. A pesquisa foi realizada com 19 alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola situada na Ilha do Governador. Os desenhos foram analisados através dos princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que os alunos percebem o ambiente em seus aspectos naturais e humanos, e, apesar de reconhecerem a BG como um ambiente marinho, também fizeram referência ao município em que vivem ao representar elementos urbanos, o que demonstra que, para eles, a cidade também faz parte do cenário da BG. Também foi evidenciada a relação da BG com um ambiente poluído. Dessa forma, as relações traçadas pelos alunos com um ambiente impactado pela ação antrópica demonstra que a poluição e a degradação permeiam fortemente o imaginário dos estudantes investigados em relação a esse espaço.
Análise do Perfil dos Visitantes em uma Unidade de Conservação: o caso do Parque Nacional da Tijuca
Os Parques Nacionais constituem-se como Unidades de Conservação fundamentais para a conservação da biodiversidade. Entretanto, a visitação pública nestes locais gera entre outros problemas, aumento da degradação ambiental. De modo a evitar esse impacto, os gestores dessas áreas precisam criar mecanismos capazes de manejar a visitação e, consequentemente, evitar qualquer impacto negativo nesses locais. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar o perfil dos visitantes do Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro. Foram aplicados questionários online durante o período de janeiro a abril de 2018. Como resultado, os dados indicam que os indivíduos que vão ao PNT estão satisfeitos com os atrativos e com a experiência da visita, porém, reivindicam por mais divulgação, segurança e infraestrutura dentro do parque. Há também um otimismo quanto o potencial da visitação do PNT, mas, seria necessário investir em atividades de recreação, lazer e educação ambiental. Diante disto, observou-se que a efetividade de gestão da visitação do PNT precisa ser alicerçada com o ensejo público, que reconhece a importância do parque em seus diferentes aspectos, bem como concordam que faltam condições, sendo a maior parte delas de ordem pública, para poderem contemplar ainda mais esse espaço natural.
Estudos sobre unidades de conservação: um levantamento em periódicos brasileiros
Unidades de Conservação são importantes espaços naturais protegidos que auxiliam na preservação dos ambientes e se destacam como locais não formais propícios para estratégias de Educação Ambiental. Neste estudo, investigou-se artigos publicados em revistas brasileiras classificadas como A1 ou A2 pela CAPES, na área de Ensino, visando contribuir para o entendimento do estado da arte sobre o tema. A amostra estudada foi de dezesseis artigos. Observou-se com destaque vínculos institucionais na esfera pública. A região Sudeste predomina em quantidade de publicações e a baixa expressividade das demais regiões é preocupante. O perfil de preferência investigativa foi o de estudantes e moradores do entorno. Destaca-se certa carência de parcerias institucionais e da esfera privada nos estudos investigados. Considerando a importância de se preservar o meio ambiente, espera-se que mais estudos e ações possam contribuir para o entendimento e resolução das lacunas apontadas neste trabalho.
Identificação de impactos ambientais relacionados à visitação pública no Parque Nacional da Tijuca: o caso da trilha do estudante
As Unidades de Conservação são importantes espaços de preservação da biodiversidade e possuem alto potencial para ações de uso público, podendo atuar na sensibilização e informação ambiental da população visitante e do entorno. Este estudo teve como objetivo identificar os impactos ambientais, por meio da seleção e análise de indicadores, que, frequentemente, ocorrem na Trilha do Estudante, localizada no Parque Nacional da Tijuca. Neste Parque, coexistem milhares de espécies, muitas delas sendo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Por meio do monitoramento da trilha analisada, foi verificado a existência de alguns impactos ambientais, como pisoteio da vegetação e árvores caídas, os quais alteram a dinâmica das comunidades locais. Além disso, foi possível observar o descarte irregular de resíduos ao longo da trilha e vandalismos, como por exemplo, pichação nas placas interpretativas. Desta forma, a frequente visitação pública, como ocorre no Parque analisado, requer estratégias de manejo para a região. Estudos como este, auxiliam no planejamento de ações mitigatórias dentro de espaços naturais protegidos.
Textos de Divulgação Científica Inseridos nos Livros Didáticos de Biologia: Uma análise do processo de reelaboração discursiva
Os textos de Divulgação Científica (TDC) desempenham um papel importante na complementação do livro didático (LD) e são capazes de instigar a curiosidade de alunos sobre conteúdos científicos. Neste sentido, questionou-se que alterações podem ocorrer nos TDC quando são inseridos nos LDs de Biologia e que impactos estas possíveis modificações podem causar no processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as reelaborações discursivas entre os TDC presentes nas fontes originais e nos textos encontrados no LD de Biologia, tendo como temática a Genética Molecular. Doze textos foram selecionados e analisados com base nos acréscimos, eliminações, reordenações e substituições de informações. Os resultados indicaram que todos estes elementos da reelaboração foram utilizados, especialmente as eliminações. Apesar disso, estes TDC ainda ofereceram a possibilidade de gerar reflexões sobre a temática, além de cumprirem o papel proposto pela divulgação científica ao compartilhar os conhecimentos da ciência a nível social.
Compreensões sobre meio ambiente : contribuições de visitas mediadas no Parque Nacional da Tijuca, RJ
A formação de alunos, utilizando espaços não formais, pode ser favorecida pela construção individual e coletiva de atitudes, conceitos e procedimentos que podem contribuir para tornar os indivíduos mais críticos e conscientes. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da visita mediada no Parque Nacional da Tijuca à percepção ambiental sobre o conceito de meio ambiente. Para tanto, vinte e um alunos foram entrevistados antes e após a conclusão da Trilha Ecológica. Como resultado, observou-se que mudanças ocorreram nesses entendimentos após o caminho mediado e orientado, com uma maior compreensão da percepção do indivíduo como agente impactante no ambiente, de ordem positiva ou negativa, dependendo da forma como o problemas ambientais. Assim, com esses resultados, sinalizamos a importância de mais estudos sobre esse tema, visto que as visitas guiadas em espaços naturais mostra-se como importante recurso para sensibilização ambiental e, contribui para a problematização de conteúdos de maneira contextualizada.