top of page

2020

icone_edital_capes.png

A divulgação científica relacionada à epidemiologia: o caso da revista Superinteressante

As revistas de Divulgação Científica possuem importante papel na atualidade como recursos capazes de veicular o conhecimento científico. Esta ferramenta, quando aliada às questões relacionadas à saúde, como no caso da Epidemiologia, permite aproximar o leitor de assuntos  de grande importância para a sociedade em geral, como no caso das infecções sexualmente transmissíveis, arboviroses, vacinas e outros acometimentos à saúde. Desta forma, o presente  estudo traz como objetivo de pesquisa investigar como a Epidemiologia é abordada na revista Superinteressante. A análise se pautou em aspectos da linguagem e da abordagem do tema. Pôde-se observar que a linguagem foi apresentada de forma clara e de fácil entendimento para o público leitor. Já em relação à temática abordada, os conteúdos relacionados à saúde apresentam-se úteis, de forma a aproximar o público do conhecimento científico e auxiliando na promoção da saúde e de seus valores. Entretanto, chama-se atenção para o fato de que os textos analisados merecem um aprofundamento em relação ao perfil epidemiológico das doenças e suas causas no cenário brasileiro.

icone_edital_capes.png

Identificação de impactos ambientais relacionados à visitação pública no Parque Nacional da Tijuca: o caso da trilha do estudante

As Unidades de Conservação são importantes espaços de preservação da biodiversidade e possuem alto potencial para ações de uso público, podendo atuar na sensibilização e informação ambiental da população visitante e do entorno. Este estudo teve como objetivo identificar os impactos ambientais, por meio da seleção e análise de indicadores, que, frequentemente, ocorrem na Trilha do Estudante, localizada no Parque Nacional da Tijuca. Neste Parque, coexistem milhares de espécies, muitas delas sendo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Por meio do monitoramento da trilha analisada, foi verificado a existência de alguns impactos ambientais, como pisoteio da vegetação e árvores caídas, os quais alteram a dinâmica das comunidades locais. Além disso, foi possível observar o descarte irregular de resíduos ao longo da trilha e vandalismos, como por exemplo, pichação nas placas interpretativas. Desta forma, a frequente visitação pública, como ocorre no Parque analisado, requer estratégias de manejo para a região. Estudos como este, auxiliam no planejamento de ações mitigatórias dentro de espaços naturais protegidos.

icone_edital_capes.png

Compreensões sobre meio ambiente: visitas mediadas no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro

Training of students, using non-formal spaces, can be favored by individual and collective construction of attitudes, concepts and procedures that can contribute to make individuals more critical and aware. Thus, this research had the objective of investigating the contributions of mediated visits in the Tijuca National Park to the perception about concepts of environment. Aiming that end, twenty students of basic education were interviewed before and after completing the Student Ecological Trail. As a result, it was observed that changes occurred in these understandings after the guided and mediated path, with a greater understanding of the perception of the individual as an environmental impacting agent, whether of a positive or negative order. Thus, with these results we signal the importance of further studies on this theme. It was observed that contact with natural environment aroused greater interest in the environmental issues discussed in the classroom. Thus, from these results, we point out the importance of field practices as a way to sensitize students about preservation and conservation of natural spaces as well as to contextualize the environmental contents worked out in the classroom.

icone_edital_capes.png

Estudo sobre percepção ambiental de visitantes no Parque Nacional da Tijuca

Este estudo teve como objetivo investigar o perfil dos visitantes do Parque Nacional da Tijuca (PNT) bem como analisar a percepção que possuem sobre a gestão do Parque e a aspectos relacionados à infraestrutura, tais como instalação de placas informativas, lixeiras, segurança e fiscalização. Além disso, pretendeu-se identificar a concordância dos visitantes em relação ao nível dos impactos provenientes de algumas ações antrópicas, como por exemplo a utilização de churrasqueiras e realização de piqueniques no perímetro do PNT. Para tal, foram aplicados questionários, no formato de formulário online, a 99 visitantes no período de 22 de maio a 15 de junho de 2019. No tocante a composição destes questionários, os autores utilizaram perguntas acerca do perfil do visitante, haviam questões abertas com o intuito de analisar a percepção ambiental das pessoas que frequentam o Parque e perguntas fechadas, sobre infraestrutura e atividades desenvolvidas no PNT, utilizando a escala Likert (concordância e importância). A partir da análise dos dados, foi possível perceber que a maior parte dos visitantes pertencia ao gênero feminino, com idade superior aos 40 anos e que a localização do Parque Nacional da Tijuca favoreceu a dinâmica de visitação. Além disso, constatou-se que as lixeiras, embora sejam importantes, precisavam ser implementadas de forma estratégica para reduzir ao máximo os possíveis danos ao ecossistema local e que práticas como churrascos não deveriam ser realizadas na área do Parque. Com a pesquisa foi possível atingir resultados satisfatórios acerca das questões propostas no estudo, servindo como base para futuros estudos de conservação no PNT.

icone_edital_capes.png

Crise hídrica de 2014-2015 no Sudeste do Brasil: Análise das revistas Scientific American Brasil and VEJA

O Sudeste do Brasil foi surpreendido por uma crise hídrica de consideráveis impactos socioambientais no biênio 2014-2015. A questão envolve a região mais populosa do país e o uso de água, recurso natural limitado e insubstituível. A relevância se acentua por conta de a necessidade de água potável estar diretamente relacionada à subsistência humana. Neste contexto, os meios de comunicação exercem papel fundamental ao informar o cidadão acerca de situações relevantes para a sociedade. Dessa maneira, a Divulgação Científica também funciona como intermediária entre o que acontece no ambiente e a população. Assim, o presente estudo analisou de que forma o tema crise hídrica no sudeste foi veiculado pelas revistas Scientific American Brasil e Veja . O foco de análise foram as imagens divulgadas pelas revistas. O período de análise foi de 2013 a 2016, compreendendo desde o início da seca severa até o final da crise hídrica pelos gestores institucionais. Para poder identificar, classificar, categorizar e analisar o que foi veiculado, utilizou-se a Análise de Imagens e a Análise de Conteúdo. Esses instrumentos fundamentaram metodologicamente a análise, que foi realizada tanto pelo aspecto quantitativo como qualitativo. Os resultados mostraram a diferença na forma como essas duas revistas apresentaram a crise hídrica à população. Os resultados da pesquisa também evidenciaram que a Scientific American Brasil priorizou o uso quantitativo das imagens, tendo estas poucas funções ou conectividade com o aspecto textual do conteúdo. Ao passo em que a V eja , mesmo apresentando resultados quantitativamente diversos, seja em diversas tipologias, ou nos fenômenos de conotação e polissemia, explorou as múltiplas funções imagéticas, assim como articulou a leitura das imagens com o conteúdo textual.

icone_edital_capes.png

Análise da Natureza da Ciência em textos de Divulgação Científica sobre genética inseridos em livros didáticos

A Divulgação Científica (DC) caracteriza-se por ser um recurso capaz de veicular o conhecimento científico para o público em geral. Neste estudo, a DC encontra-se inserida em Livros Didáticos (LD) e, por isso, procurou-se problematizar questões sobre Genética, uma vez que este tema pode trazer à tona questões éticas, sociais, tecnológicas, políticas e econômicas relacionadas ao conhecimento científico. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar os aspectos referentes à Natureza da Ciência (NdC) de textos de DC inseridos nos LD de Biologia e em suas fontes originais. Foram analisados dezessete textos de uma coleção didática. Os resultados indicaram que a maioria destes textos apresentou uma visão de ciência neutra, com visões analíticas e aproblemáticas do conhecimento científico. Portanto, recomenda-se que o docente, ao trabalhar esses textos de DC em sala de aula, utilize ambas as fontes (original e do LD) de maneira a proporcionar uma reflexão crítica sobre os avanços e os caminhos da ciência.

icone_edital_capes.png

A importância das práticas educativas do estágio supervisionado na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa

Este estudo apresenta um recorte de uma dissertação cujo objetivo foi investigar as contribuições das estratégias pedagógicas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS) para a formação do estudante de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade de revisão bibliográfica do tipo narrativa, onde a busca dos artigos foi feita na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram incluídos artigos publicados entre 2009 e 2019, nos idiomas português, inglês e espanhol. Assim, foram encontrados 13 artigos para compor o estudo. Os dados analisados referem-se as alterações positivas proporcionadas pela normatização e obrigatoriedade do ECS, a relação professor e aluno como ferramenta de segurança e sucesso do processo de ensino. Além disso, destaca-se a contribuição do ECS para o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes de enfermagem. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que a aproximação entre serviço, instituição de ensino e professor é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem no ECS. E ainda, que os estudantes necessitam de estratégias de ensino que os estimulem durante a disciplina de ECS.

icone_edital_capes.png

Identificação de impactos ambientais relacionados à visitação pública no Parque Nacional da Tijuca: o caso da trilha do estudante

As Unidades de Conservação são importantes espaços de preservação da biodiversidade e possuem alto potencial para ações de uso público, podendo atuar na sensibilização e informação ambiental da população visitante e do entorno. Este estudo teve como objetivo identificar os impactos ambientais, por meio da seleção e análise de indicadores, que, frequentemente, ocorrem na Trilha do Estudante, localizada no Parque Nacional da Tijuca. Neste Parque, coexistem milhares de espécies, muitas delas sendo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Por meio do monitoramento da trilha analisada, foi verificado a existência de alguns impactos ambientais, como pisoteio da vegetação e árvores caídas, os quais alteram a dinâmica das comunidades locais. Além disso, foi possível observar o descarte irregular de resíduos ao longo da trilha e vandalismos, como por exemplo, pichação nas placas interpretativas. Desta forma, a frequente visitação pública, como ocorre no Parque analisado, requer estratégias de manejo para a região. Estudos como este, auxiliam no planejamento de ações mitigatórias dentro de espaços naturais protegidos.

icone_edital_capes.png

Contribuição das Trilhas Interpretativas no Ensino Superior: o caso da Trilha do Estudante, Rio de Janeiro, Brasil

As Unidades de Conservação (UC) são espaços importantes na preservação de ecossistemas naturais e na manutenção da diversidade biológica. Neste estudo focamos no Parque Nacional da Tijuca (PNT), uma UC de Proteção Integral que protege a maior floresta urbana do mundo com trechos de Mata Atlântica ainda preservados. O objetivo da pesquisa foi investigar como as trilhas interpretativas contribuem na formação de estudantes do ensino superior. Assim, foi proposta uma atividade na Trilha do Estudante localizada no PNT abordando aspectos socioambientais com graduandos do curso superior em Gestão Ambiental. A coleta de dados foi através de entrevistas semiestruturadas realizadas após a atividade. A análise se deu à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados sinalizam para a necessidade da realização de mais atividades que aproximem os estudantes do conhecimento prático em espaços naturais, sendo possível assim, sensibilizá-los acerca da importância da preservação ambiental e de sua atuação como futuros profissionais.

icone_edital_capes.png

Mudanças climáticas e a Divulgação Científica: uma análise das Revistas Ciência Hoje e Superinteressante

A Divulgação Científica (DC) desempenha um papel fundamental na aproximação do conhecimento científico para a população e está presente em diversos meios de comunicação, inclusive na mídia impressa. Estes textos de DC, ao abordarem questões relacionadas às mudanças climáticas que estão sendo debatidas na atualidade, contribuem para a formação de leitores críticos. Desta forma, questionou-se de que forma as revistas Ciência Hoje e Superinteressante têm abordado os conteúdos referentes a esse tema. O objetivo deste artigo é investigar a forma como estas duas revistas apresentam estes conteúdos durante o período de 2013 a 2016. Foram selecionados um total de 30 textos analisados de acordo com a seção, autoria, imagens, linguagem e precisão científica. Os resultados obtidos divergiram principalmente no que diz respeito à autoria e precisão científica, uma vez que a revista Ciência Hoje, em sua maioria, foi redigida por especialistas, com conteúdos maiores e com maior precisão científica quando comparada com a Superinteressante. Já em relação às imagens e à linguagem, as revistas apresentaram pontos semelhantes em seus conteúdos. Conclui-se, portanto, que as revistas analisadas deram certo destaque ao tema mudanças climáticas em suas edições e que se constituem como potenciais recursos para a divulgação das questões ambientais para o público em geral.

icone_edital_capes.png

Parques nacionais e ensino: mapeamento e tendências em eventos nacionais brasileiros

Os Parques Nacionais são Unidades de Conservação de proteção integral com elevado potencial educativo e de visitação. Este estudo realizou um levantamento sobre o uso dos Parques como espaços não formais em trabalhos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, a partir de 1997, e no Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, a partir de 2001. A análise dos vinte e um trabalhos encontrados foi de abordagem quantiqualitativa e realizada por meio de leitura interpretativa e análise de redes, buscando a caracterização da amostra e identificação de descritores gerais, finalidades, público-alvo e metodologias abordadas. A região Sudeste apresenta grande expressividade pelas quantidades de Unidades de Conservação, programas de pós-graduação e investigações realizadas. Observa-se uma forte presença da educação ambiental na amostra, tanto em relação às abordagens utilizadas, como na escolha do evento para sua socialização. O público escolar foi o mais abordado dentre os estudos, enfatizando as potencialidades que os Parques possuem como espaços não formais de ensino. Os conhecimentos aqui analisados e sistematizados oferecem subsídios para identificação de carências e potencialidades a serem exploradas em futuras investigações.

icone_edital_capes.png

Ações antrópicas e o surgimento de pandemias: qual o papel da engenharia ambiental nesse contexto?

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as relações que existem entre ações antrópicas e o surgimento de novas doenças. Além disso, discutir que ações, executadas principalmente por Engenheiros Ambientais, podem ser realizadas frente a essa problemática. Para isso, focou em dois problemas ambientais: manuseio de animais silvestres e desmatamento. O estudo foi de caráter teórico, tendo como metodologia a leitura e análise de trabalhos publicados sobre os temas tratados, na tentativa de articular com o surgimento do Sars-Cov-2. Como resultado, foi observado que impactos ambientais causados por ação antrópica possuem estreita relação com o surgimento e a propagação de doenças. A exemplo disso, destaca-se a Covid-19 que pode ter surgido pelo não cumprimento das normas de biossegurança no mercado de Wuhan, na China. Concluiu-se que caso não se repensem as formas como temos interagido com a natureza, há a possibilidade de emergir novas pandemias. Desta forma, torna-se fundamental o papel de profissionais, como os engenheiros ambientais, para a mitigação dos impactos ambientais e, consequentemente novos surtos de doenças.

icone_edital_capes.png

A exposição científica "Do Mangue ao Mar" e suas contribuições para a percepção ambiental sobre a Baía de Guanabara

O estudo da percepção ambiental permite compreender as relações que o indivíduo estabelece com o meio. As atividades perceptivas são essenciais no processo de construção de sentimentos e sensações em relação a um lugar, principalmente na formação de elos afetivos, relações que podem contribuir para o sentimento de pertencimento a um local, fundamental para a sensibilização ambiental. Considerando a necessidade de trazer conhecimentos sobre a vida que habita a região da Baía de Guanabara, foi idealizada a exposição “Do Mangue ao Mar: a Baía de Guanabara que você não vê”como forma de sensibilização. A presente pesquisa investigou as contribuições desta exposição para a percepção ambiental dos visitantes sobre a Baía de Guanabara. Foram entrevistados25 estudantes em visita escolar à exposição. As entrevistas foram analisadas segundo os princípios da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que a percepção sobre a região, antes da exposição, era superficial e remetia a um ambiente poluído. A exposição trouxe novos conhecimentos sobre a biodiversidade, as regiões de manguezal existentes e contribuiu para a compreensão da sua capacidade de renovação e necessidade de valorização. Dessa forma, foi possível identificar que a exposição contribuiu para trazer conhecimentos para uma nova visão em relação ao ambiente e ampliou a compreensão sobre características da Baía de Guanabara.Conclui-se que a exposição se constituiu não só como um espaço educativo, mas também de sensibilização.

icone_edital_capes.png

Produção de documentário socioambiental: Contribuições na formação discente do curso técnico em Controle Ambiental

Esta pesquisa tem por objetivo investigar a contribuição do processo de produção de documentário socioambiental na formação de estudantes do Curso Técnico em Controle Ambiental. A Educação Profissional e Tecnológica Integrada tem o trabalho como princípio educativo e o currículo integrado como concepção de ensino-aprendizagem fundamentado na formação humana integral. No currículo integrado, a contextualização do ensino proporciona a integração dos saberes. Nesse sentido, o desenvolvimento colaborativo de mídia educacional, envolvendo uma temática socioambiental, pode contribuir para proporcionar a construção do saber de forma lúdica e criativa. Dessa forma, a pesquisa articulou a produção colaborativa de documentário com a Educação Profissional e Tecnológica Integrada. A pesquisa é do tipo participante e se apoia em Le Boterf (1984) para a configuração do quadro metodológico. Desenvolveu-se oficinas no processo de produção do documentário com um grupo de alunos voluntários do Curso Técnico em Controle Ambiental, e analisou-se os resultados conforme fundamentação teórica, quando se observa a superação da visão fragmentada de meio ambiente e a compreensão holística da temática socioambiental identificada.

icone_edital_capes.png

Aspectos relacionados ao uso de textos de Divulgação Científica em uma Sequência Didática na formação inicial de professores de Ciências e Biologia

Sequências Didáticas permitem ao estudante reestruturar conceitos aprendidos, gerando reflexões sobre sua aprendizagem, pois se apresentam como instrumentos de consolidação das relações entre teoria e práticas em sala de aula. Assim sendo, esta pesquisa envolveu a aplicação de uma Sequência Didática associada a textos de Divulgação Científica com um grupo de licenciandos em Biologia, investigando como esta associação pode contribuir com a formação de professores. Os dados foram coletados com base nos registros dos encontros e na análise dos materiais produzidos pelos participantes. Os resultados indicam que os textos utilizados se constituem em relevantes recursos no processo de formação dos licenciandos. As atividades propostas geraram discussões sobre questões que permeiam a construção necessária à prática educativa, permitindo também perceber que estes indivíduos devem se apropriar criticamente dos pressupostos científicos, ressignificando-os para sua utilização em atividades de ensino.

icone_edital_capes.png

Percepção de estudantes de Engenharia Ambiental sobre a contribuição das atividades extraclasse em sua formação acadêmico-profissional

As atividades extraclasse são importantes para agregar novas experiências, conhecimentos e oportunidades. Assim, o presente estudo analisou a percepção de estudantes de Engenharia Ambiental sobre as contribuições destas atividades em sua formação acadêmico-profissional. Foi aplicado um questionário a 100 estudantes, contendo perguntas abertas e fechadas, neste caso utilizou-se a Escala Likert de cinco pontos. A maioria dos alunos é do gênero masculino, possui de 17 a 22 anos e concorda plenamente com o fato de que as atividades extraclasse são importantes por ampliar as opções para a atuação profissional. Os estudantes que já haviam participado de palestras, saídas de campo e workshops destacaram a relevância das atividades para sua formação. Os resultados do estudo sinalizam a necessidade de se aprofundar a discussão sobre a importância das atividades extraclasse, diante de sua contribuição na formação acadêmica e profissional.

icone_edital_capes.png

O impacto do uso de tecnologias no desempenho docente – estudo comparativo entre Brasil e Portugal

Este artigo é parte da dissertação de mestrado cujo objeto de estudo foi a Avaliação de Desempenho Docente, através de uma análise comparativa entre duas instituições de ensino particular, uma localizada em Portugal e outra no Brasil. A Avaliação de Desempenho Docente é um importante instrumento, para as escolas e para os professores, pois promove o desenvolvimento profissional, a motivação do corpo docente e conduz à reflexão, à melhoria do desempenho dos professores e da qualidade do ensino. Para o efeito foram realizadas entrevistas com professores para investigar o impacto do uso de tecnologias no desempenho docente. A maioria dos entrevistados percebe a importância da tecnologia para suas práticas e, ambas instituições incentivam seu uso por considerarem que facilita o desempenho do professor e a aprendizagem dos alunos.

icone_edital_capes.png

Tendências nos estudos de Divulgação Científica e Ensino de Ciências: um levantamento em periódicos brasileiros

A Divulgação Científica (DC) possui importante função de democratizar os saberes relacionados à Ciência, pois se caracteriza como um recurso com potencial de oferecer ao público acesso ao conhecimento científico. Ela está atrelada a uma série de estratégias com relação ao Ensino de Ciências, justificando então, a relevância dos estudos que investigam que aspectos da DC têm sido abordados em pesquisas na área de Ensino de Ciências. O presente estudo teve como objetivo realizar um mapeamento de trabalhos que articulam a DC e o Ensino de Ciências em periódicos nacionais dos estratos A1 e A2 de acordo com a classificação no Qualis-Períodicos da CAPES numa tentativa de sistematizar tais produções. Foram selecionadas e analisadas 17 revistas de acordo com a presença de artigos relacionados à DC no período de 2017 a 2019. Notou-se que as publicações nos periódicos relacionadas à temática de DC e Ensino de Ciências têm aumentado nos últimos anos, apresentando diversidade de autores da área, concentração da quantidade de produção nas regiões Sudeste e Sul do país, variedade de indexações na utilização de palavras-chave, predominância de abordagens qualitativas, forte presença de produções voltadas para espaços formais de educação e enfoque na relação da DC com professores e estudantes. Concluiu-se que, diante da escassez de produções voltadas para este tipo de mapeamento, o presente estudo contribuiu para a área de DC e Ensino de Ciências por apresentar dados recentes comparados com outras pesquisas já realizadas demonstrando a continuação em alguns aspectos, e possíveis novas tendências em outros.

icone_edital_capes.png

Relação de comunidades do entorno com as Unidades de Conservação: tendências em estudos brasileiros

Este estudo buscou apresentar e caracterizar aspectos de um levantamento de publicações do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), defendidas entre 2013 a 2019, que abordaram a relação de comunidades do entorno com Unidades de Conservação (UC) brasileiras. O corpus documental constituiu-se de 14 publicações, o qual foi analisado quanti-qualitativamente a partir de descritores gerais e específicos. As regiões sul e sudeste são as que mais investigam em nível stricto sensu a temática, especialmente em programas de Pós-graduação em Ecologia. Grande parte dos trabalhos contemplou UC de proteção integral da Mata Atlântica. A técnica de entrevista com moradores locais tem predominado nessa produção. A educação ambiental permeou a maioria das publicações. Os resultados contribuem para o maior incentivo de estudos educativos e informativos sobre as características das UC e o consequente envolvimento da população na responsabilidade pelo processo de conservação e fiscalização das unidade

icone_edital_capes.png

Museus de ciências em tempos de pandemia: uma análise no Instagram do Museu da Vida

Neste estudo foi realizada uma análise netnográfica no Instagram do Museu da Vida (MV) da FIOCRUZ, com o objetivo de investigar como o museu continuou realizando atividades educativas e de divulgação científica, apesar do fechamento devido à pandemia da Covid-19. Os dados coletados foram publicados na rede social, nos dois primeiros meses do período de isolamento social decretado pelo governo do estado do Rio de Janeiro. Houve um total de 96 postagens que se utilizaram de recursos textuais, imagéticos e audiovisuais, para divulgar vídeos com experimentos, informações sobre cientistas brasileiras negras, entre outros. O MV realizou sua primeira live durante a pandemia e convidou um biólogo para interagir com a sociedade sobre aspectos relacionados ao coronavírus e prestar esclarecimentos sobre fake news no contex-to da pandemia. Portanto, apesar do fechamento, o museu deu prosseguimento às atividades educativas e de divulgação científica pelo Instagram, ampliando a visibilidade do museu para além de seu espaço físico.

icone_edital_capes.png

Percepções de professores acerca de um site que discute a pandemia da Covid 19 como questão sociocientífica

Este trabalho tem objetivo de identificar a percepção dos professores da educação básica sobre o site “Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências” desenvolvido pelo GT Acadêmico do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ durante a pandemia da Covid19. No intuito de validar o site, foi aplicado um questionário organizado em quatro blocos: (i) perfil do professor (tempo de magistério, disciplinas que leciona etc.); (ii) estrutura do site; (iii) expectativas, análises dos conteúdos e possibilidades de uso didático do site; (iv) sugestões sobre o site. As análises se organizaram a partir de procedimentos de análise de conteúdo temática de Bardin (2016). Os resultados obtidos indicam que os docentes compreendem o site como fonte de recursos e orientações para práticas pedagógicas, mas também como um espaço que reafirma a autonomia do professor e o caráter autoral da docência. Por fim, observamos que o site foi bem recebido pela maior parte dos docentes, os quais demonstraram perceber a relevância do trabalho curricular com questões sociocientíficas, sobretudo no contexto da pandemia.

icone_edital_capes.png

(Re)Aprender a ensinar em tempos de Covid-19: discutindo os desafios na prática docente

Com o advento da Covid-19, do isolamento social e de medidas preventivas contra o novo coronavírus, foi necessário suspender as atividades presenciais em todo o mundo. Professores e estudantes migraram para a realidade online de forma que as aulas acontecessem em ambientes virtuais. Este contexto, fez com que muitos professores tivessem que re(aprender) a ensinar de modo remoto. Assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar como os professores desenvolveram atividades pedagógicas, problematizando desafios e dificuldades enfrentados durante o processo de ensino-aprendizagem. Para tal, foi aplicado um questionário online para 145 professores com questões fechadas e abertas, sendo estas analisadas à luz da Análise de Conteúdo. Foi possível observar que dentre os principais desafios destacam-se a conexão, a apropriação das plataforma digitais e a falta de interesse dos alunos. Entretanto, mesmo diante disto, os professores buscaram formas de ultrapassar dificuldades para tornar o ensino remoto mais interativo, motivador e dinâmico.

icone_edital_capes.png

As trilhas ecológicas para o ensino de ciências na educação básica:olhares da perspectiva docente

As trilhas ecológicas materializam espaços educativos potenciais ao processo de ensino-aprendizagem. Assim, este estudo teve por objetivo investigar as contribuições didático-pedagógicas das trilhas ecológicas por meio da compreensão de 22 professores de Ciências, Biologia, Física e Química da educação básica de 16 municípios do estado do Espírito Santo. À luz da metodologia pesquisa-ação, foi evidenciado que as trilhas constituem espaços não formais singulares, uma vez que proporcionam a mediação do conhecimento in situ, ao ar livre (sem paredes, sujeito a intempéries e surpresas), o que impele os educadores a um olhar acurado sobre o planejamento de sua prática e sobre as atividades propostas antes e depois da realização do campo (vivência na trilha). A pesquisa permitiu concluir que as trilhas corroboram com a autonomia docente, configuram uma possibilidade didático--pedagógica motivadora e contribuem para a construção e/ou a consolidação de valores socioambientais salutares.

icone_edital_capes.png

Os répteis viraram notícia: o caso da revista Superinteressante

As revistas de divulgação científica consistem em importantes instrumentos para aproximar a população de temas e assuntos científicos. Assim, em relação à temática répteis, isto torna-se essencial, já que este grupo apresenta importante papel no equilíbrio ecológico, apesar de, muitas vezes, despertarem pouco interesse popular. O presente estudo buscou investigar como a temática répteis foi abordada pela revista Superinteressante entre janeiro de 2009 e abril de 2019. Sendo assim, 34 reportagens foram encontradas e analisadas de acordo com as categorias ‘Características gerais das reportagens’ e ‘Enfoque apresentado sobre a temática de répteis’. Os resultados indicaram o predomínio de matérias produzidas pelos redatores da revista, que ocupavam cerca de uma página, além de uma concentração de textos sobre a temática no ano de 2009. Já em relação ao enfoque, a revista aborda uma diversidade de temas relacionados a estudos científicos, curiosidades e destaques negativos sobre os répteis. A realização deste trabalho traz contribuições importantes, uma vez que problematiza a abordagem sobre esses animais em uma revista de grande circulação.

icone_edital_capes.png

A pandemia da COVID-19 como questão sociocientífica: aportes do Instituto NUTES para professores e estudantes da educação básica

Este trabalho trata a pandemia da COVID-19 na perspectiva da abordagem das questões sóciocientíficas. Para tanto, apresenta a criação de um site com potencial para abordar aspectos conceituais, históricos, econômicos e sócio-políticos, numa perspectiva contextualizada e interdisciplinar. Mobilizou um grupo de docentes e estudantes de graduação e pós-graduação que analisou controvérsias e fake news sobre a pandemia, definiu critérios para seleção de materiais, e propôs perguntas motivadoras e atividades educativas na produção de uma página web dirigida a professores de ciências da educação básica. O site esclarece aspectos relacionados à pandemia e dá suporte para abordagens curriculares do tema em tempos de isolamento social.

icone_edital_capes.png

Isolamento social e impactos na qualidade do ar: o caso do Estado do Rio de Janeiro

Muitos debates sobre as questões ambientais vieram à tona com o advento do novo coronavírus e do distanciamento social. Dessa maneira, o presente estudo teve como objetivo investigar os impactos causados na qualidade do ar no estado do Rio de Janeiro, durante o período de isolamento social. Para isso, foram analisados documentos, como legislações,
normas técnicas e artigos científicos publicados nesse período, no qual auxiliaram na comprovação da redução de poluentes como o NO e o material particulado durante o período estudado. Ademais, buscou trazer reflexões sobre a curta temporalidade dessa melhoria da qualidade do ar, visto que sem formas de produção mais sustentáveis, em um curto espaço de tempo, os poluentes podem voltar a aumentar.

icone_edital_capes.png

Estudos sobre unidades de conservação: um levantamento em periódicos brasileiros

Unidades de Conservação são importantes espaços naturais protegidos que auxiliam na preservação dos ambientes e se destacam como locais não formais propícios para estratégias de Educação Ambiental. Neste estudo, investigou-se artigos publicados em revistas brasileiras classificadas como A1 ou A2 pela CAPES, na área de Ensino, visando contribuir para o entendimento do estado da arte sobre o tema. A amostra estudada foi de dezesseis artigos. Observou-se com destaque vínculos institucionais na esfera pública. A região Sudeste predomina em quantidade de publicações e a baixa expressividade das demais regiões é preocupante. O perfil de preferência investigativa foi o de estudantes e moradores do entorno. Destaca-se certa carência de parcerias institucionais e da esfera privada nos estudos investigados. Considerando a importância de se preservar o meio ambiente, espera-se que mais estudos e ações possam contribuir para o entendimento e resolução das lacunas apontadas neste trabalho.

bottom of page