Resumos 2018
O USO DE FILMES DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOS ERROS CONCEITUAIS
A utilização dos filmes pode ser considerada um importante recurso para o ensino de ciências. Os filmes de animação apresentam características vantajosas para a aproximação com o público infantil além de apresentarem muitos conceitos científicos. Contudo sua escolha deve ser cautelosa, pois pode consolidar conceitos de forma equivocada. Foram analisados quatro filmes de acordo com as categorias propostas por Piassi e Pietrocolla (2009) acerca dos erros conceituais apresentados. Os erros emulativos e inalterados estão presentes em todas as obras analisadas. Esses erros indicam respectivamente um aspecto científico na temática central do filme aumentando a probabilidade de um fato fatídico ou inusitado ocorrer na sociedade e a conexão de situações fantasiosas no filme com o cotidiano real sem fundamento científico buscando a familiaridade. A identificação dos erros presentes nos filmes permite que o docente perceba os aspectos científicos que precisam ser problematizados com os alunos. Palavras-chave: Filmes de animação, Erros conceituais, Ensino de Ciências.
TEATRO E ENSINO DECIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DE PESQUISAS NO BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA CAPES
O ensino de ciências vem sendo amplamente debatido na esfera educativa. Aliado a perspectiva de aprimorar a construção de um novo olhar para o desenvolvimento científico, o presente artigo procurou identificar quais trabalhos fazem uso do teatro científico como ferramenta didática para o ensino. O recurso utilizado para esta busca foi o banco de dissertações e teses da CAPES, sendo delimitada no período de 2012 a 2016 e por palavras chave que incluíam teatro científico e ensino de ciências. Foram analisadas trinta e cinco obras que discutem estratégias de ensino que trabalham ciência e arte por meio do teatro como contribuição para o ensino deciências.Os dados encontradoscontribuíram no sentido de problematizar o desafio de desenvolver o pensamento científico, considerando o potencial do teatro para o ensino e o avanço de uma cultura científica a partir dos elementos que foram trabalhados no decorrer das atividades propostas nesses estudos.
ANÁLISE DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA REFERENTES À TEMÁTICA ‘GENÉTICA MOLECULAR’
A Divulgação Científica (DC) caracteriza-se como um recurso capaz de divulgar os conhecimentos da Ciência para a sociedade. Quando encontradas em jornais e revistas, ela é capaz de relacionar questões éticas e tecnológicas a serem debatidas e integradas no cotidiano dos cidadãos, auxiliando no desenvolvimento da leitura e na apropriação de novos conceitos. Diante disso, buscou-se analisar textos de divulgação científica (TDC) referentes ao temática de genética molecular publicados na revista científica Ciência Hoje no ano de 2016. Foram selecionados 17 textos que foram analisados de acordo com as categorias: características gerais dos textos, assuntos de genética abordados, linguagem e imagens. Os resultados indicaram que estas matérias, em sua maioria, foram redigidas por especialistas, apresentaram assuntos e imagens diversificados e uma linguagem acessível ao leitor. A partir disso, concluiu-se que estes textos representam ferramentas auxiliares e importantes a serem utilizadas para veicular o conhecimento científico.
ANÁLISE DAS RELAÇÕES DE ESTUDANTES COM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIA: UM ESTUDO COM VISITANTES DE UMA EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA
A pesquisa buscou investigar relações que estudantes estabelecem com museus e centros de ciência. O conjunto de dados foi composto por 25 entrevistas individuais realizadas com estudantes em visita escolar a exposição “Do Mangue ao Mar”. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Em relação à presença dos estudantes nos museus, os resultados revelaram que: é influenciada pela cultura familiar; a escola muitas vezes o principal meio de acesso; associada a uma atividade recreativa. Entretanto, museus voltados à ciência e centros de ciência não são os mais frequentados por esse público. Assim, as expectativas que os estudantes afirmaram ter com um centro de ciências possuem algumas características que não se destinam a esses espaços, como a expectativa de ver coisas antigas ou assistir palestras. Porém, verificouse uma tendência em associar centros de ciências com possibilidades de aprendizado e de realização de experimentos, aproximando-se dos objetivos almejados por essas instituições.
A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE RESÍDUOS PARA O PÚBLICO INFANTIL: LEVANTAMENTO DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS (2007-2016)
O presente trabalho realizou uma análise documental dos artigos publicados na revista Ciência Hoje das Crianças, buscando as palavras-chave lixo, reciclagem e coleta seletiva, entre 2007 a 2016, sendo analisados na ótica Análise de Conteúdo. Foram encontrados 116 textos entre os 110 fascículos analisados da revista. Através da definição das categorias de analise, notamos que apesar das palavras-chave selecionadas estarem ligadas a área ambiental, estas dialogam com diversas áreas do conhecimento, caracterizando assim um tema de cunho interdisciplinar. Percebemos também que a revista estimula o hábito da leitura dos leitores, com uma variedade de sugestões de livros, filmes, peças de teatro e sites. E ainda, encontramos 63 menções de atividades lúdicas e experimentos, utilizando-se de materiais recicláveis, as quais podiam ser desenvolvidas em áreas diversificadas: Artes/Música, Ecologia/Meio Ambiente, Física/Química, Nutrição, Zoologia. Logo, observamos a relevância da revista ao abordar temáticas sobre resíduos, inclusive dentro do ambiente escolar.
ANÁLISE DE METÁFORAS E ANALOGIAS EM REPORTAGENS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA REVISTA SUPERINTERESSANTE
As questões ambientais permeiam nosso cotidiano, seja na educação (formal, não formal e informal), seja nos veículos midiáticos. As mudanças climáticas possuem todo um contexto de controvérsias que oferecem possibilidade de exploração do tema. Alguns recursos de escrita são utilizados no processo de construção de um texto de divulgação científica (TDC), entre eles, analogias e metáforas. Este estudo objetivou investigar e problematizar o uso de analogias e metáforas nos artigos que tratam de mudanças climáticas na revista Superinteressante. Foram verificados 11 artigos, tendo como referência os trabalhos de Godoy (2002) para análise das analogias e Goulart (2008) para as metáforas. Constataram-se nos artigos analisados analogias e metáforas com funções distintas. Infere-se que as analogias e metáforas possuem um potencial agregador quando utilizadas na DC. Esses recursos de escrita podem tornar o conteúdo científico mais acessível ao público não especializado, trazer familiaridade para os conceitos científicos e aproximação desse público.
CONTRIBUIÇÕES DA AULA DE CAMPO NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL DO CEFET/RJ
Partindo do pressuposto que as aulas de campo em ambientes naturais podem apresentar impactos significativos na formação dos estudantes, este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições da aula de campo em ambientes naturais na formação de discentes de Nível Superior em Gestão Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Foram aplicados questionários semiestruturados a 15 estudantes antes e depois de uma saída de campo no Parque Nacional de Tijuca. Os dados coletados foram analisados qualitativamente sob uma perspectiva comparativa às respostas apresentadas. Como resultado foi constatado que os alunos sentiram-se mais motivados a aprendizagem, mais interessados pela área de estudo escolhida, além da maior compreensão dos assuntos abordados em sala de aula.
ANÁLISE DOS IMPACTOS ECOLÓGICOS E SOCIAIS EM TRILHAS: O CASO DA TRILHA DO ESTUDANTE NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA
O presente trabalho teve como objetivo avaliar os impactos ocasionados pela presença dos seres humanos nas trilhas do Parque Nacional da Tijuca (PNT), localizado no município do Rio de Janeiro. A Trilha do Estudante, localizada no PNT, foi escolhida devido a sua popularidade entre os visitantes e a facilidade de acesso. Como método de avaliação das condições da trilha utilizou-se a escolha de indicadores dos níveis de impacto, avaliação da adequação das variáveis selecionadas e obtenção dos dados ao longo da área. Os resultados obtidos apontaram para uma trilha com considerável impacto, visto que foram observados pontos de clareira, presença de atalhos ao longo do percurso, alguns casos de vandalismo e elevado nível de ruído em pontos onde a presença humana é mais marcante. Com esse estudo, pretende-se auxiliar para a discussão sobre o uso público em áreas de conservação e, ainda, elaborar metodologias de avaliação e monitoramento dos impactos do uso constante das trilhas. Além disso, sinalizar para a importância de uma educação ambiental efetiva junto aos visitantes de áreas naturais.
CONTRIBUIÇÕES DAS TRILHAS ECOLÓGICAS NA VISÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS: O CASO DA TRILHA DO ESTUDANTE
O uso de trilhas ecológicas como espaços não formais de ensino, pode contribuir para construção individual e coletiva de atitudes, conceitos e competências. Certo disso, o presente estudo teve o objetivo de investigar as contribuições de uma trilha, sob a visão do professor de ciências, no processo de sensibilização ambiental. Os dados foram coletados por entrevistas gravadas em áudio e analisadas qualitativamente. Os resultados nos permitem concluir que os professores percebem o potencial didático das trilhas, uma vez que facilitam a articulação entre a prática e a teoria. Entretanto, sinalizam para a importância do planejamento para o sucesso da saída de campo
ANÁLISE PRELIMINAR DO PERFIL DE VISITANTES DA TRILHA DO ESTUDANTE, PARQUE NACIONAL DA TIJUCA
As Unidades de Conservação são importantes estratégias para preservação da biodiversidade e da paisagem natural. Dentre os parques brasileiros, o Parque Nacional da Tijuca se destaca por sua localização no Rio de Janeiro, uma área muito urbanizada e turística. O presente estudo investigou o perfil sociodemográfico básico de visitantes da Trilha do Estudante, no setor Floresta do parque, através da aplicação de questionários semiestruturados. Todos os investigados eram brasileiros, a maioria já havia realizado a trilha outras vezes e é morador de bairros adjacentes ao parque. Estudantes compõem a maioria do grupo e professores se destacam dentre as outras profissões mencionadas. Lazer é o principal objetivo apontado e dados indicam que os visitantes podem estar realizando mais atividades em grupo do que individualmente. Os resultados encontrados podem auxiliar no planejamento de estratégias para melhorias de atrações e preservação do PNT, em especial, no setor Floresta.
PERCEPÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE PORTUGUESES E BRASILEIROS
A percepção e a educação ambiental, assim como a preservação do meio ambiente, são temas cada vez mais atuais, devido às grandes transformações que têm ocorrido no planeta. Assim, é imperativo que a educação ambiental faça parte do currículo dos alunos e que, os professores e as escolas, dinamizem atividades e ações de sensibilização nesta área, despertando e sensibilizando os alunos para este tema. Neste trabalho pretendemos investigar a perceção ambiental de alunos, brasileiros e portugueses, do ensino fundamental, com o objetivo de analisar as semelhanças e diferenças entre eles, sobre este tema. Foi elaborado e aplicado um questionário interativo que permitiu recolher as respostas e opiniões dos alunos e efetuar um estudo comparativo. Os resultados obtidos evidenciam muitas semelhanças entre os dois países, no que diz respeito ao tema em estudo e refletem a importância da educação para a sustentabilidade e da promoção da educação ambiental nas escolas.
A HIBRIDEZ DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INSERIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
A utilização de textos de Divulgação Científica (DC) no Ensino de Ciências consiste em prática de contextualização do conteúdo escolar, auxiliando no processo de alfabetização científica e tecnológica. Os livros didáticos (LDs) de Ciências e de Biologia podem apresentar textos de DC inseridos, selecionados para diversificar suas fontes de informação. Este trabalho analisou 60 textos de DC em sete LDs de Biologia para o Ensino Médio. A maioria dos textos sofreu processos de reelaboração discursiva, em especial de eliminação, e alteração no sentido das imagens. Compreende-se que os textos inseridos apresentam discurso híbrido, apresentando características didáticas e de DC, pois não há a intenção dos autores dos LDs em transformá-los em didáticos. Conclui-se que é imprescindível a leitura destes textos pelos professores para identificar o grau de comprometimento da visão de natureza da ciência após a inserção no LD e discutir isto com os estudantes em sala de aula
DOCUMENTÁRIOS AMBIENTAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR
O presente estudo teve como objetivo analisar o potencial didático de um documentário ambiental produzido pelo Projeto Conexão Ambiental desenvolvido no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow – CEFET/RJ. Para isso, foram desenvolvidas oficinas com estudantes de graduação utilizando o documentário, com aplicação de um mesmo questionário antes e depois da atividade. O objetivo da repetição do questionário foi ter parâmetros para examinar como se deu a ressignificação dos conteúdos por parte dos alunos. Após a análise dos dados coletados, foi possível observar que o uso de recursos audiovisuais contribuiu para uma maior motivação e sensibilização por parte dos alunos, favorecendo assim o aprendizado de conceitos e questões relacionados à temática ambiental.
ANÁLISE DAS COMPREENSÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO BRASIL
A partir de compreensões acerca de assuntos relacionados à natureza da ciência os indivíduos interpretam interfaces da ciência e da tecnologia na sociedade. Este trabalho apresenta uma pesquisa quanti-qualitativa, desenvolvida com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Castelo (ES), tendo por objetivo identificar e analisar suas crenças a respeito do êxito científico e tecnológico do Brasil e suas possíveis relações com o ensino de ciências. Utilizou-se a aplicação de uma questão do Questionário de Opiniões sobre CTS (QOCTS), cujos resultados mostraram que os discentes percebem a sociedade contemporânea bastante envolvida e impactada pela ciência e pela tecnologia, entendendo-as como estruturas muito relevantes para o desenvolvimento de um país.
OS ESTUDOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NAS PESQUISAS EM ENSINO DE BIOLOGIA: UM LEVANTAMENTO A PARTIR DAS SEIS EDIÇÕES DOS ENEBIO’S
As pesquisas em Ensino de Biologia, desde seus proêmios, têm empregado diferentes contribuições teóricas e metodológicas na discussão de diversos temas da área, assumindo destaque a Teoria das Representações Sociais, proposta por Serge Moscovici, nos estudos que atentam para o conhecimento de senso comum. O presente trabalho se propôs a analisar produções das seis edições dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (ENEBIOs) que trouxeram como referencial a teoria em questão. Os resultados revelaram uma crescente apropriação da teoria, porém as pesquisas se mostraram restritas quanto aos seus objetos e sujeitos. A partir dos dados obtidos percebe-se que as contribuições dos estudos de representações sociais têm se intensificado, sinalizando novos caminhos e tendências para o Ensino de Biologia.
ANÁLISE DE IMAGENS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INSERIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
Os livros didáticos (LDs) de Ciências e de Biologia apresentam textos inseridos provenientes da DC (Divulgação Científica) cujas imagens podem ser diferentes daquelas presentes nos textos originais. Este trabalho analisou 31 imagens em 27 textos de DC em sete LDs de Biologia para o Ensino Médio, de acordo com a classificação semiótica e conceitual, percebendo que a maioria possui caráter naturalista e simbólico. Percebeu-se alteração de significado em diversas imagens em relação aos textos originais. Estas diferenças podem estar relacionadas com intenções didáticas dos autores dos LDs, embora exista divergência em relação às imagens presentes no conteúdo didático.
TRILHAS ECOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE EM TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
Considerando as trilhas ecológicas como espaços naturais potenciais a práticas voltadas ao ensino de Ciências, este trabalho tem por objetivo apresentar e analisar uma rede interativa de palavras-chave e a recorrência de referenciais teóricos utilizados em teses e dissertações brasileiras, do período de 2000 a 2015, que tratam o uso de trilhas ecológicas no ensino de Ciências. A partir de um corpus documental composto por 41 obras extraídas do Catálogo de teses e dissertações disponibilizado pela CAPES, conclui-se que a palavra-chave Educação Ambiental apresenta maior recorrência e variabilidade de arranjos conectivos, também foi constatado que os referenciais teóricos mais frequentes referem-se a temas de Educação Ambiental, metodologia científica e epistemologia educacional crítica.