top of page

Resumos 2019

icone_edital_capes.png

Utilização de histórias em quadrinhos na educação ambiental de estudantes do CRAS – Aviso, Linhares (ES)

Considerando as potencialidades das Histórias em Quadrinhos (HQs) no ensino de Ciências, este estudo teve por objetivo analisar a aplicação de uma sequência de atividades didáticas envolvendo leitura, interpretação e produção de HQs com estudantes que frequentam o Centro de Referência da Assistência Social localizado no bairro Aviso (CRAS- Aviso), no município de Linhares (ES). Para tanto, foi realizada uma sequência de atividades no período de setembro a novembro de 2018, envolvendo a utilização de HQs sobre o tema: preservação e conservação do Meio Ambiente. Por meio de uma análise qualitativa de atividades de aula produzidas pelos estudantes, buscou-se compreender os impactos do uso de HQs sobre as suas percepções ambientais. Ao final deste trabalho, foi percebido que os estudantes apresentaram maior interesse e sensibilidade ao que se referente à preservação e à conservação do Meio Ambiente, fato este, marcadamente demonstrado no enredo das HQs produzidas por eles.

icone_edital_capes.png

Utilização de trilhas ecológicas no ensino de Ciências: um levantamento de pesquisas brasileiras

As trilhas ecológicas constituem espaços naturais inseridos em ambientes florísticos com grandes potencialidades para o ensino de Ciências. Este trabalho teve or objetivo realizar um levantamento de teses e dissertações brasileiras produzidas no período de 2000 a 2015 que tratem sobre o uso de trilhas ecológicas no ensino de Ciências. A seleção ocorreu no Catálogo de teses e dissertações da CAPES resultando em um corpus documental de 41 obras, as quais foram analisadas qualitativamente. As obras mostraram um espectro metodológico multifacetado com pesquisas envolvendo formação de professores, sequências didáticas com estudantes e entrevistas com professores e moradores. Concluiu-se que as regiões sul e sudeste destacaram-se como aquelas que mais produziram pesquisas dentro dos recortes temporal e temático estudados, bem como converge-se ao entendimento de que as trilhas ecológicas enquanto espaços educativos não formais apresentam potencialidades a práticas de ensino e de pesquisa.

icone_edital_capes.png

Análise da abordagem sobre agrotóxicos na revista Superinteressante: um aporte para o ensino de ciências 

O presente estudo teve como objetivo investigar a abordagem da Superinteressante em relação à contextualização de temas sociocientíficos, discutindo o potencial de tornar o conhecimento científico mais próximo do público. Este trabalho usou a Análise de Conteúdo para perceber a maneira como o fato noticiado (texto) estava inserido nas diversas possibilidades de contexto, em quais contextos os argumentos estão inseridos, e como este é apresentado ao leitor. Sobre as possibilidades de contexto dos argumentos expostos no artigo, foi possível observar: um contexto político, contexto histórico, contexto agro econômico (ambiental) e um contexto de saúde pública, onde mais de uma perspectiva foi apresentada na maioria dos contextos. Ao apresentar possibilidades de contextos, o artigo tem potencial para auxiliar na construção do imaginário mais próximo da realidade. A contextualização credita à Divulgação Científica o potencial de aproximação dos atores envolvidos e possibilidade de engajamento social.

icone_edital_capes.png

Análise da Ciência Hoje das Crianças (2007 a 2016): contribuições sobre as temáticas lixo, coleta seletiva e reciclagem 

O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise das edições da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) de 2007 a 2016, buscando por materiais com as temáticas lixo, reciclagem e coleta seletiva. Foram encontrados 11 textos, que seguiram para análise sobre a luz da Análise de Conteúdo. Entre os resultados, foi observado que a CHC contextualiza os conhecimentos científicos apresentados em seus textos; a revista, através de seus textos de forma lúdica e muito informativa, estimula a participação de seus leitores para que também divulguem a ideia de conservação, consumo consciente e reciclagem de materiais.  

icone_edital_capes.png

Análise da Natureza da Ciência em textos de divulgação científica inseridos no livro didático de Biologia 

Os textos de divulgação científica (DC) quando inseridos no livro didático (LD) são considerados como um recurso atrativo para o aluno por aproximá-lo de assuntos relacionados à ciência e por esclarecer temas considerados abstratos, como a genética. Neste sentido, questionou-se como estão dispostos os aspectos sobre a Natureza da Ciência (NdC) em textos de DC presentes no LD de Biologia. O objetivo desta pesquisa foi analisar a visão de NdC apresentada pelos textos de DC relacionados à genética, quando estes são inseridos nos LDs de Biologia. Uma coleção de LD foi selecionada e sete textos foram analisados. Os resultados indicaram que grande parte destes textos retratou a ciência como parte de um processo não neutro, evidenciando os métodos de construção do conhecimento científico. Concluiu-se que estes aspectos da NdC podem auxiliar na promoção da cultura científica de jovens e em discussões e reflexões sobre como a ciência tem sido conduzida. 

icone_edital_capes.png

Estudo sobre percepção ambiental de alunos da educação básica sobre resíduos sólidos 

O presente estudo investigou a percepção ambiental de estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro quanto a questão dos resíduos sólidos. Duzentos e trinta e dois alunos de colégios públicos e particulares responderam questões relacionadas a sua percepção acerca do tema através de um questionário online disponibilizado durante um período de três meses. De modo geral, os estudantes apresentaram certa aproximação e reconhecimento relacionado aos resíduos, no entanto, sua atuação individual ainda é bastante incipiente, como por exemplo, na questão da separação dos materiais para reciclagem. Essa distância percebida entre o saber e o fazer pode ser encurtada através de práticas de educação ambiental. A mudança no comportamento da sociedade em relação ao compromisso com o meio ambiente precisa ser discutida nos mais variados contextos, inclusive na escola. Com nossos resultados, destacamos a importância da análise da percepção ambiental para estratégias contextualizadas de sensibilização dos indivíduos. 

icone_edital_capes.png

O caráter híbrido dos textos de Divulgação Científica inseridos em livros didáticos 

Textos de Divulgação Científica (TDC) utilizados no Ensino de Ciências são inseridos em livros didáticos (LDs) de Ciências e de Biologia com o intuito de contextualizar o conteúdo didático e diversificar suas fontes de informação. Este trabalho analisou 60 TDC em sete LDs de Biologia para o Ensino Médio, verificando que a maioria sofreu processos de reelaboração discursiva, em especial de eliminação, e alteração no sentido das imagens. Compreende-se que os textos inseridos apresentam caráter híbrido, apresentando características didáticas e de DC. Conclui-se que é imprescindível a leitura prévia destes materiais pelos professores para identificar o grau de comprometimento das informações originais e da visão de natureza da ciência após a inserção no LD e discutir isso com os estudantes em sala de aula. 

icone_edital_capes.png

O uso da controvérsia controlada para abordar um tema sociocientífico a partir da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) 

Um dos principais objetivos da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na educação é a formação de indivíduos capazes de intervir na realidade e tomar decisões individuais ou coletivas. Este trabalho analisou as concepções sobre CTS apresentadas por alunos do oitavo ano do ensino fundamental através de duas questões do Questionário de Opiniões sobre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade (QOCTS) antes e depois da abordagem de um tema sociocientífico através da técnica da controvérsia controlada. O tema escolhido foi o Projeto de Lei nº 6299/02, que propõe a alteração da legislação atual sobre agrotóxicos. Os resultados evidenciam as potencialidades desse tipo de atividade para a formação de sujeitos críticos e participativos, mas também a necessidade de se adotar estratégias didáticas recorrentes para abordar aspectos da Natureza da Ciência (NdC) de forma adequada no ensino de Ciências.

icone_edital_capes.png

Parques Nacionais como espaços não-formais em eventos de Ensino de Ciências e Educação Ambiental: uma análise de redes. 

Este estudo buscou entender como os trabalhos sobre Parques Nacionais como espaços nãoformais vem sendo caracterizados em eventos de ensino de ciências e educação ambiental (ENPEC e EPEA). A investigação incluiu o levantamento dos trabalhos nos anais (19972018) e análises quantitativas e de redes nos vinte e nove estudos selecionados. O ENPEC apresentou sete trabalhos, enquanto o EPEA possui distribuição mais homogênea e representativa, sugerindo preferência pela área ambiental para socialização do tema. Percebese maior quantidade de repetições do par ordenado “Educação Ambiental”/“Unidades de Conservação”, indicando a abordagem desta temática nos estudos. As palavras com maiores centralidades de graus e de intermediação foram: “Unidades de conservação”, “Educação Ambiental” e “Conservação”, sendo relevantes pela quantidade de ligações e articulação na rede. Pretende-se continuar este estudo por meio da análise de outros elementos textuais importantes que complementarão as informações aqui construídas, contribuindo para o panorama da área investigada.

icone_edital_capes.png

O uso do teatro na formação de professores para trabalhar questões científicas 

A popularização da ciência ganhou visibilidade no ensino como uma forma de trabalhar o conhecimento científico. Diante disto, este estudo teve o objetivo de investigar as percepções dos discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Tocantins/Arraias sobre o uso do teatro científico no ensino de Ciências. Para isso foi utilizado um questionário que pretendeu identificar de que forma esses estudantes compreendem o teatro no processo de ensinoaprendizagem. Os discentes responderam que o teatro contribui para o processo de ensinoaprendizagem por se tratar de um meio lúdico e interativo de ensinar ciências. Dessa forma acreditamos que por meio da linguagem teatral é possível estimular outros olhares para o conhecimento científico através da compreensão da história e natureza da ciência, representadas por meio de diferentes veículos para a compreensão dos fatos. 

icone_edital_capes.png

Análise da compreensão de alunos do ensino fundamental sobre charges que abordam Dengue, Zika e Chikungunya

A Dengue, Zika e Chikungunya são doenças virais que se destacam em nossa sociedade. Pensando nisso, torna-se importante situar esses problemas no ensino de Ciências cujos conteúdos, muitas vezes, não refletem a realidade do aluno. Com isso, a fim de promover um ensino participativo e lúdico foi escolhido o gênero “charge” pois entende-se que este texto humorísticoecríticopossibilitareflexões e discussões noensino de Ciências.Foram utilizadas três charges com alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola no município do Rio de Janeiro. Os resultados demonstraram que aproximadamente 80% das respostas foram coerentes com a mensagem principal e com as perguntas feitas para cada charge. Indicando que os alunos parecem estar informados em relação às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Entretanto, o bairro onde a escola está localizada apresenta altos índices dessas doenças. Os resultadosindicam que a solução para essas doenças passa, necessariamente, por uma melhora nas condições de vida das pessoas. Além disso a charge se mostrou um importante recurso didático na discussão sobre Microbiologia.

 

icone_edital_capes.png

Educação em foco:o potencial didático do teatro no Ensino de Ciências
 

O teatro vem ganhando espaço no ensino de ciências como forma de divulgação científica, indo além do entretenimento e ultrapassando algumas barreiras da alfabetização científica. Nesse sentido, foi realizada uma investigação no Banco de Teses e Dissertações da CAPES em um período de 5 anos (2012-2016) com o objetivo de identificar quais estudos acerca do uso do teatro científico estão sendo realizados nas instituições de pesquisa do Brasil. Foram encontrados 35 trabalhos, nos quais verificou-se as regiões em que se encontram essas instituições, os principais assuntos abordados, o público envolvido nessas ações e quais as metodologias que estão sendo empregadas. Embora exista uma grande diferença entre o uso do teatro científico nas regiões pesquisadas é possível afirmar que o teatro atua como uma importante ferramenta didática para o ensino de ciências, seja dentro ou fora do ambiente escolar.
 

icone_edital_capes.png

O texto de Divulgação Científica no livro didático de Biologia: uma análise da reelaboração discursiva

Ao serem adaptados e inseridos nos livros didáticos (LDs) de Biologia, os textos de Divulgação Científica (TDC) são capazes de despertar o interesse dos alunos sobre conteúdos científicos, principalmente em relação à temática de Genética, considerada uma área interdisciplinar da ciência que abrange questões éticas, culturais, científicas e tecnológicas. Neste sentido, questionou-se as mudanças que ocorrem nos TDC quando inseridos nos LDs de Biologia e os impactos de tais modificações no processo de apropriação do conhecimento científico dos discentes. O objetivo desta pesquisa foi analisar as re-elaborações discursivas entre um TDC e o texto didático (encontrado no LD de Biologia), tendo como base a temática Genética. Para isto, um TDC foi selecionado e analisado quanto às eliminações, acréscimos, substituições e reordenações de informações. Os resultados indicaram que este texto passou por grandes alterações antes de ser inserido no LD, inclusive exclusão de dados que comprometem a visão de Ciência. Concluiu-se então que ao utilizar-se destes textos em sala de aula, o professor deve ser responsável por mediar este conhecimento trazendo à tona reflexões e debates sobre estas questões retiradas/alteradas durante a re-elaboração discursiva.

icone_edital_capes.png

Aquecimento global na revista Quero Saber: Análise de metáforas e analogias
 

A presença dos temas ambientais na discussão de diversos setores da sociedade e como a mídia tem tratado esses temas no decorrer dos tempos faz com que a investigação do comportamento dos meios de comunicação nesse contexto seja relevante. No processo de tornar o conhecimento científico acessível ao público, a mídia impressa utiliza-se de recursos, tais como metáforas e analogias. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo investigar o uso de metáforas e analogias em artigos que tratam do Aquecimento Global na revista portuguesa Quero Saber, discutindo o potencial que esses recursos possuem para tornar o conhecimento científico mais acessível. Foram analisadas as edições de 2012 a 2017, totalizando 15 textos que tratam do tema. Constatou-se que o uso desses recursos pela revista foi bem empregado, quando utilizado, porém pouco explorado quantitativamente. Infere-se que as metáforas e analogias contribuem para facilitar o entendimento do leitor e aproximar os conhecimentos científicos ao cotidiano do público no contexto da Divulgação Cientifica.

icone_edital_capes.png

Quando a epidemiologia chega a sala de aula: análise de textos de Divulgação Científica inseridos no livro didático
 

A divulgação científica desenvolve um importante papel na esfera popular para a ampliação de conhecimentos científicos para o público em geral. Neste estudo, investigou-se como os textos de divulgação científica encontrados em uma coleção de livro didático do Ensino Médio abordam a ciência dentro da temática Epidemiologia. A partir deste estudo, foi observado que a visão da Natureza da Ciência, presente nos textos de divulgação científica adaptados para o livro, possui algumas distorções, tais como verdades absolutas, imagem de ciência falível, falta de uma visão histórica dos acontecimentos e a presença de “gênios isolados”. Em relação à Epidemiologia foi constatado que os textos focaram no estudo da doença e em sua profilaxia. Diant edestes resultados, destacamos a importância da leitura crítica deste material antes de ser utilizado em atividades de sala de aula.

icone_edital_capes.png

Análise da contribuição de aulas de campo com alunos do ensino superior: o caso do Parque Nacional da Tijuca

Partindo do pressuposto de que as saídas de campo podem apresentar impactos significativos na formação dos estudantes, este trabalho teve por objetivo analisar as contribuições da aula de campo em ambientes naturais com alunos dos cursos de Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental de uma instituição pública do Rio de Janeiro. Foram aplicados questionários semiestruturados antes e depois de uma saída de campo no Parque Nacional de Tijuca. Para esse estudo, utilizamos a Trilha do Estudante, situada no Setor Floresta, para a atividade realizada com os estudantes. Os dados coletados foram analisados qualitativamente e quantitativamente sob uma perspectiva comparativa às respostas apresentadas. Como resultado foi constatado que os alunos sentiram-se mais motivados a aprendizagem, mais interessados pela área de estudo escolhida, além da maior compreensão dos assuntos abordados em sala de aula.

icone_edital_capes.png

“Agro é tech, agro é pop, agro é tudo": análise de uma peça publicitária e seu potencial didático

Este trabalho se propôs a analisar o comercial sobre ração da campanha “Agro: a indústria-riqueza do Brasil” que possui como slogan a frase “Agro é tech, Agro é pop, Agro é tudo”. Foram utilizados referenciais teórico-metodológicos para a análise semiótica de imagens e para a análise de peças publicitárias. A propaganda estudada pretende vender uma visão positiva do agronegócio ligada às ideias de abundância, riqueza, produtividade, utilidade, dinamicidade e modernidade. A análise apresentada pode auxiliar o desenvolvimento de atividades pedagógicas escolares, evidenciando o potencial do uso de propagandas no ensino de ciências na perspectiva de uma educação ambiental crítica.

icone_edital_capes.png

Turismo sustentável: análise do perfil de visitantes no Parque Municipal Quinta da Boa Vista/RJ

Os Parques Urbanos têm se apresentado como uma fonte de lazer e bem-estar gratuito para a população.  Nesse sentido, a sensibilização e o comprometimento com as questões ambientais pela gestão desses espaços e, ao mesmo tempo, também pelos usuários são fatores de extrema relevância. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi analisar o perfil dos visitantes do Parque Municipal Quinta da Boa Vista (PMQBV), Rio de Janeiro, RJ. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo por meio de visitas ao Parque, em diferentes períodos, ao longo do primeiro semestre de 2019, para reconhecimento da área do objeto desta pesquisa, bem como para aplicação de questionários com os visitantes. Os resultados revelaram que a maioria dos visitantes busca o parque com a finalidade de lazer e recreação. Entretanto, observou-se que a percepção desse público quanto aos impactos negativos ambientais ainda é escassa. Espera-se que esse trabalho contribua para uma reflexão sobre educação ambiental que contextualize sobre uma gestão mais eficiente dos parques urbanos com enfoque na educação, conscientização e preservação ambiental, além de ações que visem a manutenção, a conservação e a segurança dos visitantes.

icone_edital_capes.png

Documentários ambientais sobre o Parque Nacional da Tijuca: uma produção colaborativa

O interesse da população pela problemática ambiental envolve a preocupação com o que já foi feito, o que se pode fazer para evitar os problemas ambientais e qual o papel de cada cidadão para minimizar os efeitos destes impactos na sociedade. Assim, pensamos a educomunicação como um recurso propulsor de informação e conhecimento. Parte-se do pressuposto que, com produções de vídeos, jornais e documentários, torna-se possível atingir um grande número de pessoas. Vieira e Rosso (2011) argumentam que o uso de documentários permite a incorporação de valores para promover a mudança de atitudes frente ao meio ambiente. Serra e Arroio (2009) afirmam que a partir do uso de recursos audiovisuais como ferramenta pedagógica e de disseminação da informação há o estabelecimento de uma interação entre o indivíduo e o meio. Assim delimitamos como objetivo deste trabalho produzir documentários sobre uma importante Unidade de Conservação na Mata Atlântica, o Parque Nacional da Tijuca.

icone_edital_capes.png

Quiz Mata Atlântica: aprendizagem por meio de jogos educacionais

De acordo com o pesquisador Marc Presnky (2001), autor do termo “nativos digitais”, os alunos de hoje não são os mesmos para os quais o sistema educacional foi criado. Para este autor, os estudantes processam informações muito rapidamente, são capazes de realizar múltiplas tarefas e têm sucesso com gratificações instantâneas e frequentes. Assim, para esta geração, o uso de jogos eletrônicos pode ser um grande aliado ao ensino dos mais variados temas, por ser uma linguagem com a qual estes estudantes já estão familiarizados. Para Freire et al (2018) jogos com a temática ambiental podem contribuir para que o jogador reflita e consolide seu conhecimento, integrando o formato lúdico da atividade com importantes questões ambientais. Assim sendo, o Quiz Mata Atlântica foi desenvolvido com o objetivo de ser um objeto de aprendizagem interativo cuja finalidade é despertar o interesse dos estudantes sobre o tema meio ambiente, envolvendo os conceitos do ecossistema de mesmo nome.

icone_edital_capes.png

Investigação dos impactos dos resíduos sólidos na Trilha do Estudante situada no Parque Nacional da Tijuca

A irresponsabilidade no descarte e gestão de resíduos sólidos pode ter um sério impacto no meio ambiente, como a poluição das águas subterrâneas, a poluição do solo e a dificuldade no tratamento do esgoto. Por meio da análise da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sob a Lei nº 12.305, o presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento dos impactos de resíduos sólidos na Trilha do Estudante, localizada no Setor Floresta do Parque Nacional da Tijuca (PNT). Aliado a PNRS, está a gestão de resíduos sólidos em UCs, que são abertas à visitação pública, tendo assim, um papel de extrema importância para o turismo ecológico e na promoção da educação e interpretação ambiental, contudo estão expostas as atividades irresponsáveis de alguns visitantes, que muitas vezes despejam resíduos sólidos no meio ambiente, ocasionando transmissão de doenças para os animais, assim como à proliferação de vetores em razão do acúmulo de água parada.

icone_edital_capes.png

Estudo sobre espécies exóticas em unidades de conservação no estado do Rio de Janeiro

Há algum tempo, espécies de diversos grupos taxonômicos têm sido transportadas pelo homem para além das barreiras naturais que delimitavam sua distribuição. Esse transporte vem ocorrendo por diversos motivos, como para produção de alimento, usos comerciais, paisagismo, criação de animais de estimação e até para fins ambientais (SAMPAIO; SCHMIDT, 2013). Segundo Ziller (2001), o processo de invasão de um ecossistema acontece quando uma espécie que não é nativa de determinado ambiente se consolida passando a alterá-lo, seja por superposição de nichos ecológicos ou por competição. O Programa Global de Espécies Invasoras (GISP, 2005) aponta que a ocorrência de espécies exóticas invasoras é considerada a segunda maior ameaça à biodiversidade, ficando atrás apenas das atividades antrópicas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento sobre a ocorrência de espécies exóticas da fauna e flora nas Unidades de Conservação federais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro.

icone_edital_capes.png

Estudo sobre percepção ambiental: o caso dos visitantes do Parque Nacional da Tijuca (PNT)

Embora o Brasil seja um dos 17 países mais diversos do mundo (MITTERMEIER et al., 1997), vem sofrendo com a constante degradação de seus recursos naturais. A Lei 9.985/2000 implementou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) com o intuito de preservar e restaurar a biodiversidade de ecossistemas que sofrem devastação. O Parque Nacional da Tijuca (PNT) é uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral que possui uma intensa dinâmica de visitação. Em 2017, foi a UC mais visitada (BRASIL, 2017) e, em 2018, o campeão de movimentação continuou sendo o PNT (BRASIL, 2018). O presente estudo teve o objetivo de reconhecer a percepção dos visitantes sobre a gestão do PNT, a relação destas pessoas com a UC, identificar a existência de impactos (ruídos, vandalismo, pisoteio e compactação do solo, alimentar os animais) provenientes da visitação e a importância de alguns aspectos (lixeiras, placas informativas, fiscalização, segurança) para a conservação do Parque.

icone_edital_capes.png

Contribuições de atividades ambientais para a formação do Engenheiro Ambiental

Este estudo objetivou investigar as contribuições de uma sequência de atividades ambientais, incluindo um trabalho de campo na Trilha do Estudante, Parque Nacional da Tijuca (PNT), para estudantes do curso de Engenharia Ambiental do CEFET/RJ, visando demonstrar a importância da utilização dessa metodologia como facilitadora, sendo um ótimo recurso estratégico para tornar didático o processo de aprendizagem. As atividades foram realizadas com alunos do segundo período, cursistas da disciplina de Ecologia. Com este estudo buscamos ainda, destacar a importância de aproximar o conteúdo trabalhado em sala de aula com a prática destes futuros profissionais. As informações e enfoques no trabalho de campo estão ligados à percepção com a qual o ambiente natural proporciona, a partir de orientações primordiais.

bottom of page