top of page

MATERIAIS DIDÁTICOS

Manual.PNG

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

A divulgação do conhecimento científico contribui para aproximar o público leitor de conteúdos presentes em uma variedade de questões sociocientíficas que permeiam nosso cotidiano. A exemplo disso, podemos pensar na importância de entendermos melhor sobre aspectos relacionados à temática Recursos Hídricos em espaços naturais.
Essa necessidade nos motivou, desde o começo, a pensar em formas de tornar esse conhecimento acessível a um público amplo e heterogêneo. Assim, Surgiu a ideia de elaborarmos um Manual contendo informações sobre a Gestão dos Recursos Hídricos em Unidades de Conservação, especificamente o Parque Nacional da Tijuca. Podemos nos perguntar o porquê deste Parque. A resposta é simples e objetiva. Trata-se de uma das maiores florestas urbanas do mundo e, que responde, em boa parte, pelos recursos hídricos necessários à sobrevivência dos habitantes do Estado do Rio de Janeiro.

Capa-01.png

Perspectivas das infrações ambientais em Unidades de Conservação federais do Rio de Janeiro

Dando continuidade às produções tecnocientíficas do Laboratório de Divulgação Científica e Ensino de Ciências (LABDEC), apresentamos o Livro Perspectivas das infrações ambientais em Unidades de Conservação federais do Rio de Janeiro. Com esta obra reforçamos a importância do acesso ao conhecimento científico para todos os membros da sociedade, de forma que tenham subsídios para uma reflexão crítica acerca de seu papel tanto no âmbito individual como no coletivo. Como exemplo, podemos problematizar a importância da compreensão sobre os impactos dos crimes ambientais para a sobrevivência no planeta. Esta talvez tenha sido nossa maior motivação para pensar em um material com linguagem acessível, mas que socializasse o conhecimento científico.
Outro aspecto que precisa ser exposto é que mais uma vez se trata de uma produção coletiva que envolveu docentes, discentes de graduação e de pós-graduação. O processo de escrita também se configurou como formativo para os autores. Ao abordar as infrações ambientais em Unidades de Conservação (UC) buscamos suscitar no leitor a reflexão sobre a importância do combate aos crimes ambientais. Assim, convidamos você a unir forças em prol da conservação da vida no planeta.
O Livro apresenta um diagnóstico geral das infrações ambientais nas UC federais do Rio de Janeiro como forma de situar o leitor sobre o panorama atual. Após esta apresentação, aborda as UC com informações acerca de sua classificação segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a área, a localização, o contato com o responsável da UC, os municípios abrangidos e se possui Plano de Manejo. Além disso, para cada UC, é realizada a caracterização dos atributos ambientais, dos usos conflitantes e uma síntese diagnóstica dos autos de infração ambiental.
A obra está repleta de hiperlinks que permitem o acesso facilitado a uma variedade de materiais complementares produzidos e disponibilizados por renomados pesquisadores. Você encontrará sites, livros, materiais de divulgação científica e muito mais. Considerando a importância e o dinamismo das redes sociais da internet, foram inseridos os links para o Facebook e/ou Instagram sob administração dos gestores, dos voluntários ou de grupos de pesquisa vinculados às diferentes UC. Desta forma, o acompanhamento das notícias, eventos e acontecimentos, veiculados nas respectivas redes, estará sempre atualizado para o leitor.
Destaca-se que ao iniciar a leitura do Livro, o leitor será presenteado com belíssimas imagens destes espaços naturais. Temos certeza que durante a leitura, você sentirá o desejo de conhecer pessoalmente cada uma das UC apresentadas. Fica o convite!!!
Finalizo a apresentação ratificando a importância do trabalho coletivo em busca de conservarmos os espaços naturais que ainda existem em nosso planeta. Assim, ficam os votos de uma leitura agradável e, ao mesmo tempo, provocadora.
Contamos com a divulgação deste material. Compartilhem conhecimento!!!!

Capa Thaty.png

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS MÍDIAS SOCIAIS - ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA PESQUISADORES E CIENTISTAS INICIANTES NO INSTAGRAM

Este manual foi elaborado para auxiliar pesquisadores e cientistas que desejam iniciar ações de divulgação científica em plataformas de mídias sociais, mas não sabem por onde começar.
Trata-se do produto que integra o Trabalho de Conclusão de Mestrado “Observatório Nacional no Instagram: análise das ações de divulgação científica no contexto da COVID-19”, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( MP-EGeD/ IBqM/UFRJ). Tem como objetivo sistematizar de maneira bastante simplificada e objetiva os conhecimentos adquiridos com a pesquisa.
A pandemia evidenciou a necessidade de ampliação de ações de divulgação científica para combater a desinformação e aproximar ciência e sociedade. Ao mesmo tempo, a necessidade de distanciamento social para contenção da disseminação do vírus transformou a internet no principal canal de comunicação entre os indivíduos. Evidenciou-se, nesse contexto, o potencial das mídias sociais para promoção de ações de divulgação científica.
Entremeados ao texto, o leitor vai encontrar hiperlinks para auxílio com o uso prático do aplicativo, uma vez que o objetivo deste manual é ser estratégico e não técnico. Convém ressaltar que, devido ao dinamismo de ferramentas digitais, este manual não pode ser considerado definitivo e em algum tempo requererá atualização.

bottom of page