top of page

2023

icone_edital_capes.png

A campanha “Agro: a indústria-riqueza do Brasil”: análise à luz da educação ambiental crítica

Esta pesquisa investigou, sob a perspectiva da educação ambiental crítica, como a campanha “Agro: a indústria-riqueza do Brasil”, cujo slogan é “Agro é tech, Agro é pop, Agro é tudo”, veicula mensagens sobre o agronegócio brasileiro e quais são elas. Foi realizado um levantamento das peças transmitidas, do início da campanha em junho de 2016 até abril de 2020, e utilizados referenciais metodológicos da análise fílmica e da análise de conteúdo. A principal estratégia identificada foi a argumentação. A campanha transmite uma visão positiva do agronegócio, que é apresentado como um setor moderno, produtivo, sustentável e indispensável para a economia e a vida das pessoas. Atividades pedagógicas na perspectiva crítica podem utilizar esse material para explicitar as contradições do modelo de produção do agronegócio e para compreender o papel da publicidade na manutenção do status quo.

icone_edital_capes.png

Os Blogs no Ensino de Ciências e Matemática: uma revisão sistemática em estudos brasileiros

Os blogs são abordados no âmbito educacional por apresentarem diferentes formas de utilização no ensino. Este estudo teve como objetivo investigar possíveis aproximações entre os blogs e o Ensino de Ciências e Matemática. Para isso, foi feita uma Revisão Sistemática de estudos publicados entre 2017- 2021 e disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A análise dos dados foi realizada a partir de descritores pré-estabelecidos e também de caracterizações gerais e específicas de Gomes (2005). Nas caracterizações gerais, os blogs apresentaram-se mais utilizados como recurso pedagógico. Na específicas, como espaço de disponibilização de informação por parte do professor, portfólios digitais e espaço de integração. Os resultados revelam o papel ativo dos professores e a tentativa constante de promover a integração dos alunos por meio de diferentes metodologias.

icone_edital_capes.png

Blogs no ensino de Ciências e Matemática: uma revisão sistemática em teses e dissertações brasileiras

Os blogs são ferramentas que têm sido utilizadas em âmbito educacional. Este estudo realizou uma Revisão Sistemática em teses e dissertações com o objetivo de investigar sobre o uso de blogs no ensino de Ciências e Matemática, publicadas entre 2017-2021 e disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os dados foram analisados quanto a sua origem, nível acadêmico e palavras-chave. A análise consistiu na caracterização de descritores gerais de blogs (estratégia ou recurso pedagógico). Observou-se que os blogs vêm sendo mais utilizados como recurso pedagógico, expondo o papel ativo dos docentes.

icone_edital_capes.png

O que pensam os estudantes de Engenharia Ambiental do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca sobre compostagem?

Introdução. O descarte incorreto de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) tem consequências negativas ao meio ambiente e à sociedade. A compostagem é uma das alternativas propostas pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos para a gestão dos resíduos orgânicos, destacando-se o papel do engenheiro ambiental no contexto da gestão dos RSU. Objetivo. Estudos de percepção ambiental vêm demonstrando a importância dessa abordagem para o enfrentamento de problemas socioambientais. Dessa forma, o presente estudo analisou a percepção dos discentes de engenharia ambiental sobre a compostagem. Metodologia. Utilizou-se a abordagem metodológica quali-quantitativa, com auxílio de questionário para coleta de dados. Resultados. Os resultados do estudo mostram que a maioria dos respondentes conhecia a compostagem, mas não desenvolveu hábitos sustentáveis. Conclusão. O estudo indica a importância da abordagem da gestão dos RSU com os discentes de engenharia ambiental

icone_edital_capes.png

Relações entre educação ambiental e as tecnologias da informação e comunicação: caminhos e descaminhos

O presente ensaio teórico tem como objetivo apresentar as relações entre a educação ambiental (EA) e as tecnologias da informação e comunicação (TIC), destacando suas origens, propósitos, limitações e potencialidades. Ambas estão atreladas ao desenvolvimento científico e tecnológico das últimas décadas e são marcas do mundo contemporâneo. São exemplificados estudos que aplicaram as TIC no campo da EA em diferentes contextos (educação formal, educação popular, formação de professores), com múltiplas metodologias e ferramentas (vídeos, internet, dispositivos móveis, redes sociais, programação). A exclusão digital, a carência de infraestrutura, a ausência de capacitação docente e a falta de apoio governamental foram identificados como obstáculos a serem superados para garantir o proveito pleno das TIC na EA. Em favor de pesquisas que extrapolem os estudos de caso e exponham possíveis entraves latentes, percebe-se a necessidade de um aprofundamento teórico dessa relação.

icone_edital_capes.png

A doença de Alzheimer em blogs de Ciências: o caso do Anel de Mídias Científicas

Investiga-se, aqui, de que forma a doença de Alzheimer (DA) tem sido abordada em publicações de blogs de Ciências brasileiros de 2019 a 2021. Selecionaram-se publicações que trazem a DA no conteúdo do texto, buscando compreender características gerais de cada material. Destacam-se a aparição dos principais pontos abordados sobre a DA, novas pesquisas científicas, explicações sobre a DA, o combate aos sintomas e prevenção da doença. Observam-se a importância da divulgação científica sobre a temática aproximando o leitor com este campo científico e a necessidade de ampliar os estudos sobre este processo.

icone_edital_capes.png

Utilização de recursos de divulgação científica na prática de docentes de ciências naturais

A utilização da Divulgação Científica (DC) nos espaços escolares está associada à diversas formas de promover a aproximação da ciência com os estudantes, além de contribuir no entendimento do mundo, no desenvolvimento do raciocínio, da leitura e escrita científica. Assim, é importante destacar o papel desempenhado pelo docente como mediador das atividades relacionadas à DC. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo investigar como professores brasileiros de Ciências Naturais utilizam a DC em suas práticas pedagógicas. Para tal, foram entrevistados dez professores cujas falas foram transcritas e analisadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os docentes utilizam atividades de DC, porém não com a frequência que gostariam. Contudo, notou-se que estes educadores apresentam diferentes propósitos para utilizarem a DC e possuem planos futuros para ampliar o uso em suas rotinas. Por fim, destacamos que as entrevistas proporcionaram momentos de interlocução com os docentes e com isto, foi possível investigar as motivações e perspectivas dos professores sobre a DC e seu uso em práticas educativas.

icone_edital_capes.png

Educação sexual escolar e o movimento feminista: produção da Revista Estudos Feministas na década de ascensão da extrema - direita

No Brasil, a década de 2010 foi marcada pela ascensão de uma extrema-direita conservadora, que promoveu diversos retrocessos e ataques ao movimento feminista, a comunidade LGBTQIAP+ e a implementação da educação sexual escolar. O artigo faz um resgate histórico da ascensão dessa extrema-direita bem como da implementação da educação sexual escolar no Brasil. Por meio de uma revisão sistemática do que foi produzido a respeito da educação sexual escolar na Revista Estudos Feministas entre 2010 e 2020, o estudo destaca a importância dos movimentos sociais e da pesquisa acadêmica na resistência contra o retrocesso epistemológico. Ao todo foram encontrados 23 trabalhos que foram analisados por meio de descritores gerais e específicos buscando analisar seus aspectos institucionais e particulares.

icone_edital_capes.png

Que ideias nos transmitem as fake news sobre as vacinas contra a Covid-19? Desafios para o Ensino de Ciências e a divulgação científica

O objetivo deste trabalho é investigar que ideias estão contidas nas fake news sobre as vacinas contra a Covid-19 que constam do serviço de checagem de notícias Fato ou Fake, pertencente às Organizações Globo, no período de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2021. O ano foi escolhido por conta dos registros da primeira vacinação no Brasil. Utilizamos a análise de conteúdo para categorizar e interpretar os textos encontrados. Das 285 notícias enganosas sobre a pandemia desmentidas pelo serviço no período analisado, 129 eram relacionadas às vacinas. Criamos, a posteriori, 13 categorias. As ideias mais recorrentes associavam os imunizantes a teorias da conspiração (26 textos) e ao óbito de quem se imunizava (20 textos).

icone_edital_capes.png

Educação física escolar e a educação em saúde: uma análise em dissertações e teses brasileiras

Buscou-se investigar os diálogos estabelecidos entre a educação física escolar e a educação em saúde, em uma revisão sistemática, a partir da análise de dissertações e teses brasileiras produzidas na última década. Encontraram-se 25 pesquisas de mestrado e cinco de doutorado. Os temas mais enfatizados foram a formação de professores, a aptidão física e as Políticas Públicas de Educação em Saúde nas escolas. Houve prevalência de estudos que relacionaram o ensino da saúde na perspectiva biológica, sendo pouco abordado o ensino das questões sociais em interface à saúde.

icone_edital_capes.png

Horta do Amanhã e Clube da Horta, contribuições para a sustentabilidade e suas interações com os ODS: uma análise do Museu do Amanhã

Este trabalho tem, como objetivo, analisar como a sustentabilidade está sendo tratada no site do Museu do Amanhã (RJ), especificamente nas atividades Horta do Amanhã e Clube da Horta, investigando a relação do tema com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) envolvidos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com características descritivas e exploratórias. Os dados coletados se referem ao período de janeiro de 2020 a janeiro de 2022, intervalo de tempo em que os museus estiveram fechados devido ao isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19. Esses espaços foram obrigados a se reinventar. Novas estratégias educativas e de divulgação científica vieram à tona, dentre elas a busca por tornar cada vez mais acessíveis as suas atividades por meio dos sites institucionais e das redes sociais. Para a análise do material, utilizamos a Análise de Conteúdo Categorial. As atividades pesquisadas foram classificadas na categoria “conversa”, por seu caráter dialógico. A partir da análise do material das oficinas disposto no site do museu, podemos destacar que a sustentabilidade foi abordada de diferentes maneiras, dando destaque para os ODSs, 3 – Vida saudável; 4 - Educação de qualidade; 11- Cidades e comunidades sustentáveis e 12 – Produção e consumo sustentável. Assim, o Museu do Amanhã traz a importância de inserir as pessoas na construção de ideias sobre a conservação do meio ambiente por intermédio de programas educacionais, tudo sendo destacado dentro do site da instituição, buscando o envolvimento do visitante num espaço não formal. Desta forma, o museu e suas atividades abrem mais possibilidades para o ensino do tema sustentabilidade, até mesmo de forma remota.

icone_edital_capes.png

Perfil de produções brasileiras sobre o uso de Textos de Divulgação Científica na Formação Inicial de Professores

Analisamos, aqui, estudos brasileiros que associam Textos de Divulgação Científica (TDC) na formação inicial de professores da área de Ciências da Natureza. Realizamos um estudo qualitativo, em formato de revisão sistemática, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no período de 2008 a 2022. O corpus documental foi constituído de 10 obras analisadas com base em descritores gerais e específicos, com predominância da área de Química. A Região Sul foi a região que mais investigou essa temática e a Região Norte não apresentou nenhum estudo. A maioria dos trabalhos analisados visou a identificar as potencialidades, contribuições e desafios dos TDC. Discussões quanto às potencialidades didáticas, análises das dificuldades e a necessidade de inserção de espaços que fomentem o uso de TDC durante a formação inicial foram as principais contribuições observadas.

icone_edital_capes.png

O papel do Engenheiro no desenvolvimento de soluções sustentáveis e medidas de intervenção ambiental: o caso do sistema lagunar de Jacarepaguá

Recentemente, o Brasil vem alcançando avanços tecnológicos significativos como consequência do desenvolvimento industrial. Estes avanços, no entanto, trazem consigo uma série de impactos negativos, como o crescimento urbano desordenado e a degradação ambiental. A exemplo disto, temos o Sistema Lagunar de Jacarepaguá que é um corpo hídrico diretamente impactado pela ação antrópica ao longo dos anos. Neste estudo, buscou-se reunir, por meio de análise documental, informações sobre programas de recuperação ambiental do Sistema Lagunar de Jacarepaguá e o papel dos Engenheiros Civis, Urbanistas, Sanitaristas e Ambientais nestes. Foram encontrados dois projetos de recuperação, ambos descontinuados devido a problemas de ineficiência técnica nas projeções e na gestão/manutenção. Esses resultados demonstraram uma relação entre a capacitação técnica dos Engenheiros em um projeto e o sucesso deste, enfatizando a necessidade da formação de profissionais qualificados para essas atividades.

icone_edital_capes.png

Educação Ambiental e Educação não formal: interações e potencialidades

A Educação Ambiental (EA) é caracterizada como processo integrador entre indivíduos e sociedade, com intuito de contribuir para uma sensibilização em relação ao meio ambiente a partir de conhecimentos, habilidades, experiências e valores em prol da resolução de problemas socioambientais e da preservação da natureza. A Educação Não Formal (ENF) baseia-se em processos educativos em espaços distintos do escolar. Envolve a criação e o compartilhamento de experiências vivenciadas pelos frequentadores e relaciona-se com programas de mediação e visitações, atividades pedagógicas e ações coletivas direcionadas à difusão de conhecimento científico.O presente artigo consiste em um ensaio  teórico com objetivo de problematizar as possíveis relações entre a EA e a ENF para elaboração de ações de preservação ambiental entrelaçadas a processos educativos. O presente artigo busca trazer as principais concepções acerca da EA e da ENF, propondo diálogos entre autores das áreas e documentos oficiais relevantes para realizar análises e contextualizações do cenário vinculado às práticas e ações de EA, em espaços de ENF, como instrumentos para a ressignificação da relação ser humano-natureza que deem origem a reflexões sobre participações e decisões conscientes diante dos problemas socioambientais contemporâneos.

icone_edital_capes.png

Diálogos entre Educação Ambiental e Educação Inclusiva: uma análise a partir de dissertações e teses brasileiras

O objetivo do estudo foi investigar os possíveis diálogos entre Educação Ambiental e Educação Inclusiva em dissertações e teses brasileiras. Desenvolveu-se pesquisa de revisão sistemática através do levantamento nas plataformas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram selecionados dezenove trabalhos, analisados segundo descritores de Megid Neto. Verificou-se que as instituições públicas de ensino superior, assim como as regiões Sul e Sudeste, contribuíram com mais trabalhos. Observou-se que a maior parte dos autores estão sensíveis à diferenciação do campo da Educação Ambiental, à ideia de inclusão efetiva e à necessidade de mudanças no ambiente educacional, porém a maioria não declara identificação com uma concepção específica de Educação Ambiental e foi possível observar trechos capacitistas.

icone_edital_capes.png

Resíduos Sólidos na área de Meio Ambiente: Tendências e padrões em estudos brasileiros publicados no Congresso Nacional Online de Conservação e Educação Ambiental em 2021 e 2022

Nos últimos anos, pautas ambientais vêm ganhando enorme destaque em congressos, pesquisas, eventos e afins, sendo a temática resíduos sólidos um dos principais temas abordados. O principal objetivo do presente estudo visa identificar tendências e padrões dos resíduos sólidos em estudos brasileiros destinados à área de meio ambiente. A metodologia escolhida foi a realização de um levantamento de estudos publicados no congresso do Congresso Nacional On- line de Conservação e Educação Ambiental (CONEAMB), entre o período 2021 e 2022. Através de uma revisão sistemática, foram estabelecidos os seguintes parâmetros como critérios de inclusão e exclusão dos trabalhos a serem analisados: Ter dentro do título ou no resumo do trabalho a palavra resíduos sólidos; Estar dentro dos Anais do CONEAMB; Estar nos Anais no período entre 2021 e 2022. Com isso, foram identificados ao todo 15 artigos, seguindo os critérios estabelecidos ao longo do estudo. A partir dos resultados observados e discutidos, notou-se que dentro das áreas de estudos, nos últimos tempos, vem aparecendo com uma maior frequência, trabalhos relacionados com estudos de caso e de percepção, que lideram na área de pesquisa, além do grande enfoque nos estudos relacionados a objetos não perigosos e que não são inertes, podendo ser biodegradáveis, ter combustibilidade ou possuir solubilidade em água classificados como Classe II A. Portanto, pode-se concluir que, trabalhos com temas relacionados a resíduos sólidos vêm ganhando uma notável influência nas publicações científicas nos últimos dois anos, principalmente correlacionados a educação ambiental no ambiente escolar ou na percepção da sociedade sobre a pauta.

icone_edital_capes.png

Ressignificando o Ensino de Ciências da Natureza à Luz dos Estudos em Saúde Pública

O presente artigo, fruto de um estudo caracterizado como análise documental, tematiza as inter-relações entre saúde pública, meio ambiente e ensino. O documento escolhido para análise foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mais precisamente a área de Ciências da Natureza doEnsino fundamental II. À luz das contribuições de estudos em saúde pública, procedeu-se a uma releitura da referida área, visando à produção de novos objetos de conhecimento mais solidamente articulados com a promoção de saúde junto a crianças e adolescentes. Assim, multiplicam-se práticas mais responsáveis face ao papel social que cabe à escola desempenhar.

icone_edital_capes.png

Blogs de Museus e Centros de Ciência da Região Sudeste: Uma Análise de Conteúdo dos Blogs "Juntos na Casa" e "Blog do Espaço"

A blogosfera abrange blogs dedicados à Divulgação Científica (DC), permitindo que os pesquisadores divulguem ciência de diferentes maneiras, alcançando públicos diversos. Assim, este trabalho buscou investigar como os museus e centros de ciência da Região Sudeste do Brasil utilizam os blogs para DC, e dentre as 156 instituições encontradas, quatro apresentavam blogs ativos. Com isso, analisamos os blogs "Juntos em Casa" e "Blog do Espaço, recorrendo à Análise de Conteúdo. Como resultado, foi possível observar que ambos os blogs mantêm suas atividades, apesar da redução da periodicidade de postagens encontrada no blog “Juntos em Casa”. Além disso, nos dois casos foram utilizados diferentes recursos midiáticos nas publicações, a fim de torná-las mais atrativas para o público.

bottom of page