2024
A doença de Alzheimer nos blogs de divulgação científica: uma análise da recontextualização do discurso científico
O objetivo deste estudo foi investigar as estratégias utilizadas nos blogs de divulgação científica brasileiros no processo de recontextualização da informação sobre a doença de Alzheimer. Foram selecionadas publicações sobre a doença de Alzeimer em blogs de Ciências contidos no Anel de Mídias Científicas, buscando identificar, por meio de descritores específicos, as estratégias para adaptar a informação científica e para engajar o(a) leitor(a). Identifica-se a explicação de termos e conceitos com maior aparição nas publicações, seguida pelos links e pelo uso de recursos imagéticos. Ademais, destacam-se os títulos chamativos e a expressão pessoal de opinião. Ressalta-se a relevância das reformulações para auxiliar no processo de compreensão da informação, mas que as reformulações, apenas, não são capazes de fazer os leitores se apropriarem de todo o conteúdo.
Divulgação Científica em atividades desenvolvidas nos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza
Objetivamos, aqui, mapear e analisar como os recursos de Divulgação Científica estão associados às atividades didáticas desenvolvidas nos cursos de formação inicial de professores em Ciências da Natureza. Realizamos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, nas publicações nacionais no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, entre 2012 e 2022. O corpus documental foi constituído de dez artigos, os quais foram analisados com base em descritores gerais e específicos. Predominaram atividades em cursos de licenciatura na área de física e química. As atividades foram desenvolvidas majoritariamente em disciplinas na área de ensino e os textos de Divulgação Científica foram o recurso mais empregado. Os principais objetivos das atividades foram: promover a Divulgação Científica e contribuir para a formação inicial de professores, analisar a interpretação e compreensão de materiais de Divulgação Científica pelos licenciandos e a investigação sobre o uso desses materiais pelos licenciandos. As principais estratégias empregadas foram a realização de debates e discussões, aplicação de questionários e entrevistas e análise e leitura de diferentes tipos de textos. Não encontramos articulação entre as atividades desenvolvidas nos cursos de licenciatura com as práticas como componente curricular. Indicamos a Divulgação Científica como um meio de associar essas atividades.
Análise Comparativa entre as séries ficcionais The Big Bang Theory e 3%: Contribuições e possibilidades para a utilização na Divulgação Científica
A Divulgação Científica (DC) apresenta-se como uma área do conhecimento em constante transformação que acompanha as possibilidades existentes na sociedade a fim de transpor os conteúdos científicos das barreiras restritas das instituições responsáveis pela produção da ciência, aproximando esse conhecimento da população. Atualmente, os recursos digitais, dentre eles os audiovisuais, encontram-se cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos permitindo o aproveitamento de estratégias diversas para a DC. As séries são um produto audiovisuais de grande aceitação pela população e que proporcionam um vínculo de continuidade com métricas de avaliação do público interessantes para as abordagens científicas. O presente estudo selecionou as séries ficcionais de conteúdo científico The Big Bang Theory e 3% realizando uma análise comparativa de suas principais características e discutindo alguns conteúdos científicos presentes. Como referencial seguimos as metodologias de análise comparativa estabelecidas por Westerkamp e Carissimi (2011) e Silva (2020). Percebe-se que as séries apresentam, dentro de suas peculiaridades, importante potencial para a DC no âmbito da apresentação de conceitos, reflexões e realidades da prática científica. Recomenda-se a investigação de mais obras audiovisuais com a prerrogativa da avaliação da contribuição da a DC visando expandir os horizontes de alcance e aproximar o ambiente científico de diferentes públicos.